Notícias

Liga de Cuidados Paliativos USCS realiza aula inaugural

No último sábado, 5/5, aconteceu a Aula Inaugural da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da USCS. A liga é formada por alunos dos cursos de saúde e tem por objetivo preparar e treinar estudantes e profissionais da saúde pública para atuarem com cuidados paliativos no município.

O evento teve por intuito apresentar a Liga e destacar importância dos cuidados paliativos nos dias atuais. Para a atividade, a USCS contou com especialistas convidados e palestras que versaram sobre diversos aspectos da especialidade.
Veja a agenda:

– Cuidados Paliativos: Princípios e Conceitos – Juraci Aparecida Rocha (Médica Paliativista – HC/FMUSP);
– Cuidados de Enfermagem na Terminalidade – Caroline Silveira (Enfermeira Paliativista – HC/FMUSP);
– Psicologia e Serviço Social: Interação com a Equipe nos Cuidados Paliativos – Camila Colás Sabino de Freitas (Psicóloga – IPUSP) e Danielle Aparecida Magela de Freitas Silva (Assistente Social);
– Espiritualidade em Cuidados Paliativos (Eleni Vassão – Capelã – IAMSPE);
– Experiência dos Cuidados Paliativos no Setor Privado (Manuela Salman – Médica Paliativista – Hospital Premier).

A Diretora Científica da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da USCS, Raquel Duaibs Ziegler, ressalta a importância de conscientizar a população e, principalmente os alunos e profissionais de saúde acerca do tema.

 

Sobre as Ligas na área de saúde da USCS
A liga acadêmica é uma entidade criada e organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum, especialmente em áreas de especialidade do campo da saúde . As ligas academicas sao importantes para a formação em saúde, visto que a participação dos acadêmicos cria profissionais diferenciados, com uma visão ampliada do cuidado em saúde. Destaca-se também a importância delas para o meio social, graças às atividades que desenvolvem. Além disso, as ligas academicas são relevantes por garantirem a indissociabilidade entre as atividades educacionais das universidades.
Especificamente em relaçao a Liga de Cuidados Paliativos os objetivos são desenvolver as habilidades para lidar com situaçoes de angustia e sofrimento fisico, psicologico, existencial e espiritual do paciente e sua familia, desenvolver a escuta ativa e tecnicas de comunicaçao e como ponto fundamental desenvolver a capacidade de trabalhar em equipes multiprofissionais.