Laboratório Hipermídias da USCS produz altar em comemoração ao Dia de Los Muertos

No México, em 02 de novembro, acontece a festa do Dia dos Mortos, uma manifestação de cultura popular e sincrética. Nessa época do ano, em todo o país, as pessoas constroem altares, visitam casas e celebram, nas ruas, essa tradição. Dessa forma, com a presença da Profa. Dra. Karla Covarrubias, da Universidad de Colima (México) na USCS, o Laboratório Hipermídias, localizado no campus Conceição, elaborou um Altar dos Mortos para a manifestação popular, com a colaboração de funcionários, professores e alunos da USCS, cuja festa será realizada no dia 01 de novembro.

A construção do altar foi feita ao longo do mês de outubro, quando foram trazidas fotografias, porta-retrato, alimentos e objetos que lembrem pessoas falecidas queridas. Como tradição, é possível enfeitar o altar com velas coloridas, frutas, crucifixo cristão, terços, vários tipos de pães, milho seco e verde, flores naturais, sal, água, imagens de quaisquer religião, incensos (copal, canela, lavanda e aromas frescos, aromas doces não são indicados), serragem, cal, vasos e copos de vidro, catrinas e papeis coloridos.

Os alunos da EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer puderam aprender mais sobre a cultura mexicana e contribuíram com o altar com a professora Karla Covarrubias.

Turma da professora de Artes Ingrid Okajima.

Equipe do Laboratório Hipermídias da USCS.

A monitora do Laboratório Hipermídias, Letícia Jancauskas, realizou uma oficina de maquiagem com a temática da festa.