IV Semana da Psicologia é marcada por conhecimento e inauguração do CESEP

A IV Semana de Psicologia, que aconteceu entre os dias 10 a 14 de setembro, no campus Centro da USCS, contou com a presença de profissionais renomados da área, contando suas experiências e realizando debates com os alunos. O evento, acompanhando a conscientização do “Setembro Amarelo” em combate ao suicídio, também contou com a inauguração do Centro Especializado em Serviços-Escola de Psicologia (CESEP).

“A Semana de Psicologia tem a finalidade de ampliar a formação dos estudantes, por meio de atividades que visam aprofundar os conteúdos acadêmicos e aproximá-los da prática profissional e de novas pesquisas na área. Sua importância está no fato de ela ser uma forma de reforçar o papel do Psicólogo frente ao nosso contexto social, considerando a Psicologia enquanto ciência que aborda os estados e processos mentais, o comportamento humano e suas interações com o meio”, argumenta a Profa. Dra. Tania Fator, gestora do curso de Psicologia.

“Para montarmos a Semana de Psicologia, nós realizamos uma pesquisa antes com os alunos, identificando quais assuntos eles gostariam de saber mais. O resultado da pesquisa resultou em temas específicos. São especificidades da psicologia que nós não trabalhamos na graduação, mas que são questões atuais e do cotidiano da profissão”, explica Flávia Andréa Velasco Pennachin, professora do curso de Psicologia.

As palestras tiveram foco em diversos assuntos dentro do tema deste ano, que foi “Humanidades”. Os temas percorrem por atendimento e acompanhamento terapêutico; depressão e suicídio; avaliações psicológicas; violência contra mulher, questões de gênero e preconceitos; psicologia escolar; fenomenologia; psicologia forense; psicologia hospitalar; pesquisas clínicas, entre outros.

Dentre os acontecimentos da IV Semana de Psicologia, tivemos a inauguração do “Centro Especializado em Serviços-Escola de Psicologia (CESEP), Profª. Drª. Lideli Crepaldi”, que levou esse nome em memória à professora da casa, que atuou dando aulas de Psicologia para diversos cursos desde 1997. O CESEP, situado no campus Centro, irá prestar serviços em diversas áreas de aplicação, tais como: psicoterapia infantil, adulto e idoso, orientação profissional, psicopedagogia, ludoterapia entre outras.

Abaixo, você confere alguns momentos da IV Semana de Psicologia:

A gestora do curso Profa. Dra. Tania Fator realizou a abertura do evento. Foto: Bruna Moura

Prof. Flávia Andréa Velasco Pennachin, docente do curso de Psicologia. Foto: Bruna Moura

Inauguração do Centro Especializado em Serviços-Escola de Psicologia (CESEP) Profª. Drª. Lideli Crepaldi. Da esquerda para direita, Prof. Lilian Crepaldi, Prof. Tania Fator e Prof. Marcos Sidnei Bassi. Foto: Ana Paula Lazari.

“Depressão e Suicídio: uma leitura clínica.” – Tatiana Peixoto Vilanova. Foto: Bruna Moura

Auditório lotado durante o evento. Foto: Bruna Moura

“Masculinidades e violência contra a mulher: como meter a colher.” – Sérgio Flávio Barbosa. Foto: Bruna Moura

“Qual o olhar da Psicologia para questões Étnico-Raciais e de Gênero?” – Coletivo Roda Terapêutica das Pretas. Foto: Bruna Moura