Intercom 2018: ex-alunas da USCS recebem prêmio

As ex-alunas Brenda Mineo e Jacqueline Martins, recém-formadas no curso de Jornalismo da USCS, receberam um prêmio pelo melhor projeto na categoria Produção em Jornalismo Digital na etapa Sudeste da Intercom 2018.

O trabalho de conclusão de curso, intitulado “Newsgame Defensor 76: Um episódio da ditadura no Uruguai”, vencedor na categoria, foi desenvolvido no período de intercâmbio acadêmico feito por Brenda e Jacqueline na Universidade Católica do Uruguai Dámaso Antonio Larrañaga (UCU), em 2017.

As ex-alunas decidiram contar a história de uma equipe de futebol pequena, mas que venceu, em 1976, o campeonato nacional uruguaio e mais importante do país. Embora vencedor, o time e seus dirigentes sofreram censuras e perseguição por se tratar de uma época em que o Uruguai vivia o auge do período militar.

“A escolha do nosso tema se deu porque nosso desejo era vivenciar, da forma mais ampla, a estadia no país. Nós duas também tínhamos um acordo e o tema deveria ser digital, para que a Jacque pudesse dar prosseguimento após a graduação e também um assunto voltado para relações internacionais, assim eu também poderia seguir para um mestrado”, explica Brenda.

Segundo Jacqueline, o melhor é ver que depois de tanto trabalho e apuros, a recompensa vem e que com humildade e foco chega-se em qualquer lugar.

Na foto acima, Brenda e Jacqueline e os jogadores do Defensor Sporting Club, equipe foco do projeto, em Montevidéu, no mês de junho de 2017.

“Participar da Intercom foi mágico, algo que não esperávamos e vencer foi maravilhoso. Sensação de dever cumprido e trabalho muito bem realizado, além de passar um filme na cabeça depois de tudo que precisamos superar nos meses fora do Brasil e durante a volta também, quando iniciamos realmente a produção do TCC”, finaliza Brenda.

Para ver o projeto, que foi orientado pelo Prof. Dr. Alan Angeluci, clique aqui.

A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.