Inauguração do Núcleo de Justiça Restaurativa

Foi inaugurado, no dia 02/03, no campus Centro, o Núcleo de Justiça Restaurativa, fruto de uma parceira com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Inicialmente, a USCS, por meio do seu Núcleo de Assistência Jurídica, realizava plantões na Vara da Infância e Juventude, o que habilitou a aproximação das professoras coordenadoras do Núcleo e do Juiz da Vara. A partir daí, iniciaram-se diálogos institucionais, com o objetivo de alinhar as expectativas do Poder Judiciário com as partes acadêmicas da Universidade e seu papel social.

Veja foto do evento:

Objetivos do projeto:

– possibilitar o fortalecimento de laços entre a Universidade e a comunidade em seu entorno, cumprindo sua função social;

– possibilitar a compreensão pelo corpo discente de novas formas de atuação do Poder Judiciário e dos operadores do Direito, em relação às soluções de conflito, em especial aos relacionados ao sistema de Justiça Criminal;

– incrementar as pesquisas acadêmicas no âmbito na Universidade;

– estabelecer a identidade de ação restaurativa: limites e possibilidades;

– criar um fluxo externo, com parcerias, e fortalecer a rede existente.