III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura teve mais de 200 apresentações de trabalhos

O III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura: aproximações com Memória e História Oral aconteceu entre os dias 06 e 08 de maio, no campus Conceição da USCS. Ao todo, foram mais de 200 pesquisadores que estiveram presentes para apresentar os respectivos trabalhos, nos 13 Grupos de Trabalho que compunham o evento. Além dos GTs, o III Simpósio contou com diversas ações culturais e minicurso na programação.

“O evento foi um sucesso, devido à qualidade dos trabalhos apresentados e também de todas as atividades desenvolvidas ao longo do congresso. Não podemos esquecer também da parceria com a USCS, da Universidade de Colima, UNIP, Fundação Pró-Memória e do apoio da FAPESP, CAPES, Consulado do México em São Paulo e do Laboratório Hipermídias”, afirma a professora Dra. Priscila Perazzo, organizadora do evento, juntamente com a professora Dra. Karla Covarrubias.

A cerimônia de abertura aconteceu no campus Centro da USCS, e contou com a presença do reitor da universidade, Prof. Dr. Marcos Bassi, o consul de assuntos culturais do Consulado do México em São Paulo, Oscar Soberanes Benítez, Dra. Maria do Carmo Romeiro, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da USCS, Dra. Marina Soligo, Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, Charly Farid Cury, Presidente da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, João Manoel da Costa Neto, Secretário de Cultura de São Caetano do Sul, além das organizadoras do evento, Profa. Dra. Priscila Perazzo (USCS) e Profa. Dra. Karla Covarrubias (UdeC – México). O Coral USCS iniciou a cerimônia de abertura.

“É a terceira edição que estamos realizando em conjunto com o México e a Universidade de Colima, e esse é um bom exemplo de um convênio que está dando muito certo, em que você tem uma atividade forte de pesquisa entre as universidades e os professores daqui e de lá. Temos a visita da profa. Karla Covarrubias (UdeC) na USCS, que é uma das organizadoras desse evento, e já mandamos alunos para lá. Esse evento, em especial, além da atividade acadêmica, tem as atividades culturais, trazendo uma outra abordagem”, relata o Prof. Dr. Marcos Bassi.

Na mesa de palestra do dia 06/05, houve a presença da Profa. Dra. Lourdes Roca (Instituto Mora – México) e da Profa. Dra. Ana Maria Mauad (UFF – Brasil), discutindo sobre “História Oral e Vídeo”. Já no segundo dia (07/05), a mesa teve a presença da Profa. Dra. Ana B. Uribe (UdeC – México), Profa. Dra. Nina Alejandra Martinez (UABC – México) e Profa. Dra. Simone Luci Pereira (UNIP – Brasil), falando sobre “Memória, Etnografia e História Oral”. Para encerrar, no dia 08/05, tivemos a presença do Prof. Dr. Amaury Fernandez (UdeC – México), Prof. Dr. Márcio Selligmann-Silva (UNICAMP – Brasil) e Profa. Dra. Teresa Neves (UFJF – Brasil), sobre “Memórias, Narrativas e Testemunhos”.

O evento também contou com diversas atividades, como Minicurso de Documentário e Memória, Mostra de Filmes, Espaço de Conversações, Exposição Audiovisual, Artística e de Livros, entre outros.