III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura acontece em maio na USCS

Atualizado em 22/03/2019

Confira a lista de aceite dos trabalhos no link a seguir, no botão “Resumos Aceitos”: bit.ly/simposiouscs

A 3ª edição do Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: Aproximações com Memória e História Oral. Diálogos entre Brasil e México será realizada de 06 a 08 de maio de 2019, no campus Conceição da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

O III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da USCS, pelo Centro Universitario de Investigaciones Sociales (CUIS) da  Universidad de Colima (UdeC), pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UNIP e pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.  Conta com apoio do Laboratório Hipermídias da USCS e recebeu aporte da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a realização do simpósio.

Um Simpósio deste porte fornece aporte teórico para estimular as pesquisas no campo das Ciências Sociais e da Comunicação e Informação. Agrega valor para a sociedade acadêmica e para o SNPG (Sistema Nacional de Pós-Graduação) da CAPES ao suscitar o debate e avança para que novos caminhos se apresentem, ampliando o vínculo entre a interdisciplinaridade ao qual pertencem.

O evento, organizado em conjunto por essas quatro instituições, liderado pelas professoras Dra. Priscila Perazzo e Karla Covarrubias, reunirá pesquisadores das principais universidades brasileiras e latino-americanas, em três dias de seminários, palestras, colóquios e grupos de trabalho.

Experiências diversas da área reforçam que memória e comunicação tem sido e continuam despertando um campo de interesse, que demanda espaços, encontros e reuniões de pesquisadores para discussão do estado da arte e dos avanços já obtidos. Esses estudos oferecem suporte para a compreensão de processos comunicacionais e sua intersecção com a cultura, com o cotidiano e a sociabilidade.

O primeiro simpósio foi realizado em São Caetano do Sul, São Paulo, no período de 27 a 30 de abril de 2015. A sua segunda versão ocorreu na cidade de Colima, no México, de 24 a 26 de abril de 2017.

Informações completas sobre os Grupos de Trabalho (GT), temas, submissão de resumos e envio de artigos também podem ser obtidas no portal do III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura, clicando aqui.