II Encontro sobre jogos e brincadeiras do Grande ABCDMRR acontece na USCS

No dia 25 de maio, aconteceu na USCS Campus Barcelona o II Encontro sobre Jogos e Brincadeiras da Região do Grande ABCDMRR com o tema “Brincar é uma maneira de ler e dizer o mundo”.

As crianças leem e dizem o mundo desde que nascem, em todas as culturas. Uma das maneiras pelas quais o fazem é o brincar. Esse II Encontro dialogou com as várias possibilidades desse brincar, considerando as deficiências, as diferentes identidades étnico-raciais e de gênero.

O evento contou com a Apresentação Cultural “Contos de Sabedoria” do professor, narrador e mestre em educação, Jair Rodrigues da Silva, seguida da palestra “Diversidade e gênero na escola da infância: a brincadeira no centro da discussão”, com a Profa. Dra. Lígia de Carvalho Abões Vercelli do PPGE da Uninove.

Após um breve intervalo para o café, ocorreram as oficinas “Musicalização infantil na creche: possibilidades de trabalho com a cultura musical africana” com a professora e mestre em educação Maria Cristina Albino Galera; “Territórios da diversidade: jogos afro e indígenas” com a Profa. Milene Valentir Ugliara; “Brincar para todos” com a professora e mestre em educação Amanda Cavalcante, o professor Augusto Silva e a professora Daniela Alves; “O brincar como forma de resistência à desigualdade de gênero” com a professora doutora Marta Regina Paulo da Silva e a professora e mestranda em educação Magali da Fonseca; “Educação Musical – Contemplando corpos e diversidades” com o professor André Felipe Risonho de Almeida; e “Olelê: Ludicidades africanas e indígenas” com as professoras Carolina Bagnara Fernandes, Eliane Chagas da Silva e Vanessa Figueiredo Bonfante. Durante todo o evento, as(os) participantes puderem visitar a Brinquedoteca do curso de Pedagogia.

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento, sendo: educadoras, educadores, gestoras e gestores dos sistemas municipais de educação, de escolas privadas e estudantes da área da educação.

O encontro foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Infâncias, Diversidade e Educação (GEPIDE) do Mestrado em Educação da USCS e Brinquedoteca do curso de Pedagogia da USCS.