I Seminário de Políticas e Gestão Educacional acontece no campus Conceição

Aconteceu na sexta-feira, dia 23/11, o I Seminário de Políticas e Gestão Educacional, no campus Conceição da USCS. Na primeira mesa do evento, foi discutido “Políticas Educacionais e Currículo”, com as palestrantes e professoras Dra. Branca Jurema Ponce e Dra. Marina Avelar.

A Prof. Dra. Sanny Silva da Rosa foi uma das debatedoras da mesa desta sexta-feira.

Prof. Dra. Marina Avelar (IOE/ UCL – University College London).

Prof. Dra. Branca Jurema Ponce (PUC-SP).

Veja a programação completa:

I Seminário de Políticas e Gestão Educacional:  projetos, tensões e perspectivas no cenário brasileiro atual

Datas: 23 e 24 de novembro de 2018

Local: Campus Conceição – USCS – Rua Conceição, 321 – São Caetano do Sul – Sala 110.

O I Seminário de Políticas e Gestão Educacional do PPGE da USCS traz para a mesa de debates a discussão sobre políticas públicas para a educação básica brasileira, os projetos educacionais em disputa, as tensões observadas neste campo e as perspectivas frente às mudanças no cenário brasileiro atual.

Programação:

23/11 (sexta-feira) – 19h00 às 22h30

Mesa 1 –  Políticas Educacionais e Currículo

Pesquisadores convidados:

Prof. Dra. Branca Jurema Ponce (PUC-SP) e Prof. Dra. Marina Avelar (IOE/ UCL – University College London)

Debatedores: Prof. Dra. Sanny S. da Rosa (USCS) e Prof. Paulo Sérgio Garcia (USCS)

Temas em debate:

Prof. Dra. Branca Jurema Ponce: A partir do pressuposto de que os currículos escolares são territórios de disputas políticas, afirma-se a urgência na valorização da escola pública brasileira e a importância do currículo escolar na superação das desigualdades e respeito às diversidades.

Prof. Dra. Marina Avelar: Existem atualmente redes complexas e dinâmicas de atores públicos e privados, nacionais e internacionais, que participam da governança de políticas educacionais. Nessa apresentação analisaremos a participação da chamada “nova filantropia”, através do Movimento pela Base Nacional Comum, na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

24/11 (sábado) – 9h00 às 12h30

Mesa 2 – Políticas Públicas e a Função Social da Educação

Pesquisadores convidados:

Prof. Dra. Angela Maria Martins (Unicid/Fundação Carlos Chagas) e Prof. Dra. Sanny S. da Rosa (USCS)

Debatedores: Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda (USCS) e Prof. Paulo Sérgio Garcia (USCS)

Temas em debate:

Prof. Dra. Angela Maria Martins: No atual período de reorganização das relações sociais de produção e do modus operandi do estado contemporâneo no cenário internacional, identifica-se um aprofundamento da desigualdade social e da fragmentação de valores sociais, fatores aliados à emergência de temas complexos: respeito às diferenças e ao meio ambiente; gênero; ressignificação da ordem, da disciplina e dos valores; opção sexual; novas configurações familiares. Discutem-se os desafios para a escola diante desse cenário.

Prof. Dra. Sanny Silva da Rosa: Em meio ao acirramento das disputas políticas no interior da sociedade brasileira tem sido possível observar a coexistência de três projetos político-educacionais que disputam a hegemonia no campo das políticas públicas educacionais, com contornos razoavelmente nítidos. A convivência, por vezes híbrida, por vezes conflituosa, desses três projetos tem gerado tensões que correspondem a diferentes interpretações sobre a função social da educação e o papel do estado.

Comissão organizadora

Prof. Dr. Leandro Campi Prearo