Notícias

I Seminário de Políticas e Gestão Educacional acontece no campus Conceição

Aconteceu na sexta-feira, dia 23/11, o I Seminário de Políticas e Gestão Educacional, no campus Conceição da USCS. Na primeira mesa do evento, foi discutido “Políticas Educacionais e Currículo”, com as palestrantes e professoras Dra. Branca Jurema Ponce e Dra. Marina Avelar.

A Prof. Dra. Sanny Silva da Rosa foi uma das debatedoras da mesa desta sexta-feira.

Prof. Dra. Marina Avelar (IOE/ UCL – University College London).

Prof. Dra. Branca Jurema Ponce (PUC-SP).

Veja a programação completa:

I Seminário de Políticas e Gestão Educacional:  projetos, tensões e perspectivas no cenário brasileiro atual

Datas: 23 e 24 de novembro de 2018

Local: Campus Conceição – USCS – Rua Conceição, 321 – São Caetano do Sul – Sala 110.

O I Seminário de Políticas e Gestão Educacional do PPGE da USCS traz para a mesa de debates a discussão sobre políticas públicas para a educação básica brasileira, os projetos educacionais em disputa, as tensões observadas neste campo e as perspectivas frente às mudanças no cenário brasileiro atual.

Programação:

23/11 (sexta-feira) – 19h00 às 22h30

Mesa 1 –  Políticas Educacionais e Currículo

Pesquisadores convidados:

Prof. Dra. Branca Jurema Ponce (PUC-SP) e Prof. Dra. Marina Avelar (IOE/ UCL – University College London)

Debatedores: Prof. Dra. Sanny S. da Rosa (USCS) e Prof. Paulo Sérgio Garcia (USCS)

Temas em debate:

Prof. Dra. Branca Jurema Ponce: A partir do pressuposto de que os currículos escolares são territórios de disputas políticas, afirma-se a urgência na valorização da escola pública brasileira e a importância do currículo escolar na superação das desigualdades e respeito às diversidades.

Prof. Dra. Marina Avelar: Existem atualmente redes complexas e dinâmicas de atores públicos e privados, nacionais e internacionais, que participam da governança de políticas educacionais. Nessa apresentação analisaremos a participação da chamada “nova filantropia”, através do Movimento pela Base Nacional Comum, na formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

24/11 (sábado) – 9h00 às 12h30

Mesa 2 – Políticas Públicas e a Função Social da Educação

Pesquisadores convidados:

Prof. Dra. Angela Maria Martins (Unicid/Fundação Carlos Chagas) e Prof. Dra. Sanny S. da Rosa (USCS)

Debatedores: Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda (USCS) e Prof. Paulo Sérgio Garcia (USCS)

 

Temas em debate:

Prof. Dra. Angela Maria Martins: No atual período de reorganização das relações sociais de produção e do modus operandi do estado contemporâneo no cenário internacional, identifica-se um aprofundamento da desigualdade social e da fragmentação de valores sociais, fatores aliados à emergência de temas complexos: respeito às diferenças e ao meio ambiente; gênero; ressignificação da ordem, da disciplina e dos valores; opção sexual; novas configurações familiares. Discutem-se os desafios para a escola diante desse cenário.

Prof. Dra. Sanny Silva da Rosa: Em meio ao acirramento das disputas políticas no interior da sociedade brasileira tem sido possível observar a coexistência de três projetos político-educacionais que disputam a hegemonia no campo das políticas públicas educacionais, com contornos razoavelmente nítidos. A convivência, por vezes híbrida, por vezes conflituosa, desses três projetos tem gerado tensões que correspondem a diferentes interpretações sobre a função social da educação e o papel do estado.

 

Comissão organizadora

Prof. Dr. Leandro Campi Prearo

Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro

Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda

Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa

Com colaboração da Profa. Dra. Ana Sílvia Aparício