I Congresso Médico Universitário do campus Bela Vista – Veja fotos

Fotos: Bruna Moura

Aconteceu entre os dias 28 e 30 de março de 2019 o I Congresso Médico Universitário da Bela Vista.

O evento, organizado pela Gestão e Docentes do Curso de Medicina do campus Bela Vista, Centro Acadêmico e Ligas Acadêmicas, em sua primeira edição, teve como objetivo discutir os diferentes temas, cenários e áreas de atuação pertinentes aos estudantes.

Como parte da programação, foram oferecidas atividades dinâmicas, práticas (profissional e social), científicas e debatedoras que integraram o ensino, a pesquisa e a extensão, além de palestras e conferências, discussão em mesas redondas, workshops e exposição oral de trabalhos científicos.

O campus Bela Vista da USCS já conta com 480 alunos de Medicina, distribuídos em 4 turmas.

Segundo o gestor do curso, Prof. Dr. Fernando Teles de Arruda, a ideia de realizar o evento surgiu das produções dos próprios alunos, da criação das ligas universitárias, conhecendo casos, se envolvendo e produzindo ciência de forma organizada e estruturada. Nesta edição, foram quase 300 alunos envolvidos e 2 dias e meio de diversas atividades acontecendo simultaneamente, além de uma grande simulação de múltiplas vítimas, organizada junto ao Samu.

“O legal é que todas as áreas foram abordadas, como cirurgia, pediatria, ginecologia, e o resultado foi um grande trabalho coletivo acadêmico, onde os alunos crescem juntos, trabalham juntos e fazem história. Daqui 15 anos eles vão lembrar que participaram disso e ter feito parte da primeira edição agrega não só pro currículo, mas pra história e pra vida desses alunos”, explica o gestor. “A ideia é que o evento aconteça todo ano e que nos próximos anos a gente possa fazer um maior ainda com o curso de Medicina do campus Centro (São Caetano)”, finaliza.

Para o Prof. Dr. Marcelo Iampolsky, um dos facilitadores do evento, o I COMUB atingiu uma magnitude muito maior do que a que eles imaginavam e que é difícil ver dinamismo em outros congressos da área.

“É emocionante ver esse primeiro contato dos alunos com um evento grande, que é a porta de entrada deles no meio acadêmico, no meio de pesquisas, onde eles podem fazer outros contatos, conhecer outros professores. E tudo partiu de uma ideia dos próprios alunos, que foram atrás de patrocínio, de palestrantes, resultando numa programação rica e diversa. Nós crescemos junto com os alunos, eles são nosso combustível”, afirma o professor.

Danielle Verdani Fernandes, aluna do 4º ano do curso de Medicina (primeira turma do campus Bela Vista) e presidente do I COMUB, conta que, como os alunos já haviam organizado simpósios e jornadas, surgiu a ideia de organizar o 1º Congresso, envolvendo todas as Ligas Acadêmicas (mais de 20) do curso: “Nós dividimos os temas que queríamos abordar em blocos pra que cada Liga trabalhasse em grupo e ficasse responsável por duas palestras e dois workshops, pois não importa a especialidade, já que tudo se conecta na Medicina”.

“A comissão organizadora foi formada por 7 pessoas, então foi um grande desafio, mas com união e divisão deu tudo certo. Com o COMUB nós oferecemos os princípios do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, além da ação social, pois os alimentos que sobraram do coffee foram todos doados; só de lanches, foram 200”, explica Danielle. “Esse COMUB vai ficar pra história por ser o primeiro e eu poderei falar que fiz parte de tudo isso com um grupo incrível e fiquei muito feliz com o resultado”, finaliza a aluna.

Danielle também reforça a importância dos patrocinadores do evento, que agregaram ainda mais ao sucesso do I COMUB.

Veja fotos do primeiro dia do evento (clique para ampliar), com apresentação de banners dos alunos, palestra com o gestor do curso e mesa redonda sobre emergências médicas em saúde pública (crimes ambientais) – caso Brumadinho. Em seguida, fotos em sequência dos outros dias.