Hospital São Caetano será transformado em Hospital Universitário da USCS

Com informações da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e fotos de Junior Camargo (PMSCS)

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou o plano para transformar o Hospital São Caetano em universitário, mantido pela USCS. A estratégia começa a ser definida após a decisão judicial de 9 de maio, que autorizou o município a permanecer como depositário do imóvel, com a concordância da Sociedade Beneficente Hospitalar São Caetano, antiga administradora do local.

O Reitor da USCS, Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi, reuniu-se, na tarde do dia 15 de maio, nas instalações do hospital, com a Secretária de Saúde de São Caetano, Dra. Regina Maura Zetone, e o Prefeito da cidade, José Auricchio Jr., para dar andamento ao plano de criação do Hospital Universitário da USCS.

Segundo o Prefeito, a região vai ganhar um equipamento de saúde altamente qualificado, com duas vias de acesso ao hospital, pois a ideia é que o atendimento à população seja feito tanto pelo SUS quanto por convênios particulares mais simples.

“A história desse hospital é rica e vai ser retomada na atualidade com uma faculdade de Medicina própria ocupando esse espaço. A USCS tem um curso de Medicina muito valorizado no ponto de vista das Escolas Médicas, e um diferencial da Escola Médica é ter o próprio equipamento hospitalar de ensino”, explica Auricchio, que completa: “Agregando esse valor, todos ganham: a cidade, os planos de saúde, a população, e mais ainda o aluno da USCS, que é o grande contemplado desse projeto. Já são dois ambulatórios da USCS funcionando aqui dentro, o ambulatório materno-infantil e o centro de especialidades. O terceiro deve ser o de Odontologia”.

Já a Dra. Regina Maura informou que a Secretaria da Saúde ainda ocupa uma parte do prédio do hospital com algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), cujas sedes estão em fase final de reformas. “Aos poucos as UBS vão deixando o espaço. A faculdade já ocupa o prédio com aulas, atendimentos acompanhados por professores e ambulatórios, mas vai ocupar cada vez mais, e assim o prédio vai ser recuperado e devolvido à população. As intervenções a serem feitas são mais na aparência do que estruturais, pois o prédio é muito bom. Vamos reabrir de forma completa esse hospital que foi referência por tantos anos”, explica a Secretária.

Para o Reitor da USCS, Prof. Marcos Bassi, a população ganha em qualidade, pois um hospital universitário envolve pesquisas e gera conhecimento no quesito de aprimorar o aprendizado na prática. “Ter um hospital com variedades de atendimento será muito rico em termos de aprendizagem para a formação do nosso aluno. Vamos fazer um cronograma e dar início a esse plano do hospital universitário. A primeira especialidade que devemos colocar deve ser o serviço de imagens”, afirma.

O Hospital São Caetano foi inaugurado em 1954 e fica na Rua Espírito Santo, 277, no bairro Santo Antônio.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Medicina da USCS.