Notícias

Grupo de trabalho dedica-se a planejar a USCS de 2030

Com colaboração de Luciano Cruz

Pensar o futuro da USCS, avaliando cenários e sugerindo ações de curto, médio e longo prazo, que tornem a instituição mais preparada a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que anos vindouros reservam. Este é um dos objetivos do grupo de trabalho, formado por docentes e funcionários administrativos, encarregado de elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento da USCS-2030.

O grupo, que vem se reunindo desde o ano passado, teve sua atuação oficializada pela Portaria 003/19 (clique aqui para acessar o documento), e está subordinado diretamente à Reitoria.

“Consolidar a cultura do planejamento estratégico é tão importante quanto difícil: somos, em geral, consumidos pelas necessidades imediatas, pelo agora e pelo hoje. A Universidade, no entanto, só tem a ganhar ao reunir esforços visando estabelecer e sistematizar processos metodológicos em prol da reflexão sobre seu próprio futuro, antecipando cenários, propondo ações e dando suporte ao processo de tomada de decisões”, afirma o prof. Marcos Sidnei Bassi, Reitor da USCS.

O professor Joaquim Celso Freire, que coordena o grupo de trabalho, também destaca a importância de inserir discussões sobre planejamento estratégico na rotina da Universidade, lembrando que o objetivo não é restringir esse debate apenas ao âmbito do grupo. “Na verdade, queremos envolver toda a comunidade acadêmica. Já tivemos encontros com os responsáveis por setores como Secretaria Técnica e Vestibular e isso vai prosseguir”, esclarece, informando que o suporte técnico e metodológico para a formulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento conta com o apoio de dois professores convidados: Luis Carlos Burbano e Aristogiton Ludovice Moura. “Eles são especialistas no método elaborado por Carlos Matus, que optamos por utilizar em nosso trabalho”.

O grupo de trabalho vem se reunindo às quintas-feiras, no Campus Barcelona, além de realizar encontros periódicos com a Reitoria. Um exemplo vindo de um dos primeiros diagnósticos do grupo, e que já vem sendo colocado em prática, é a criação de uma Sala de Situação, que está sendo montada na Reitoria e irá concentrar informações estratégicas da Universidade, em tempo real.

 

Composição do Grupo:

Adiel Gurerreiro Ortiz
Alessandra Riesi Justo
Aristogiton Luiz Ludovice Moura
Carlos Alberto da Silva
Claudio Arpagaus Dotto
Daniel Giatti
Enio Moro Júnior
Jefferson José da Conceição
Joaquim Celso Freire
Luciano Cruz
Luis Carlos Burbano Zambrano
Marialda de Jesus Almeida
Paulo Roberto Mendes
Ricardo Carvalho de Almeida