Gestores e professores da Escola de Negócios debatem ações para o próximo período

No último dia 8/4, a Gestão da Escola de Negócios reuniu-se com os professores para discutir as ações em andamento e as medidas planejadas  para os próximos meses. A reunião contou com uma presença expressiva de professores (49 no total).

Para o Gestor da Escola, Prof. Dr. Jefferson José da Conceição, o trabalho em conjunto contribui muito para o planejamento e desenvolvimento das ações. “Seguindo as orientações que nos foi dada pela Pró-Reitoria de Graduação, o  sucesso do nosso planejamento passa pelo pleno envolvimento e participação de Professores e Alunos, tanto na construção de nossas ações, quanto na sua execução”, comenta.

“Os professores são a alma da escola, com o seu capital intelectual, envolvimento e satisfação, colaboram para o sucesso de nossos alunos e nossos projetos”, afirma a Gestora Adjunta, Profª. Ms Daniela Urbinati Castro.

A reunião debateu, entre outros pontos:

– Valorização dos Conselhos de Cursos, com objetivo de promover a melhoria contínua dos quatro cursos da Escola (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Comércio Exterior), tomando-se como referência os padrões ENADE e os exames de suficiência exigidos por alguns desses conselhos; a maior integração dos trabalhos de conclusão da graduação com a Pós-graduação e com o INPES  (Instituto de Pesquisa da USCS); o novo sistema de DPs, entre outros.

– Novas formas de apoiar o aluno na “descoberta” do seu trabalho de Conclusão. Para isto, será constituído grupo de professores da área de metodologia, para ajudar a estruturar um projeto com este fim.

– A difusão e o envolvimento de alunos e professores no novo boletim eletrônico quinzenal da Escola – o “Escola de Negócios News” -, em formato de newsletter, cuja primeira edição foi lançada no dia 10/4 pela Escola de Negócios. A newsletter, já adaptada para leitura em celulares, poderá servir de modelo para outras Escolas da USCS.

– A execução, entre 17 e 26 de abril, do projeto “Caixa de Sugestões”, que coletará de cada aluno as opiniões e as sugestões sobre como o aluno ou a aluna avalia o curso que está fazendo, e o que sugere para que o curso melhore ainda mais. O projeto foi construído pela Gestão da Escola em parceria com a Ouvidoria.

– Seguindo o modelo bem sucedido do “Café com os Clássicos” e dos “Jogos (vorazes) em Economia”, a Escola intensificará a realização de uma série de eventos, como palestras, oficinas e debates, que sejam de interesse dos alunos e que atuem efetivamente na complementação do seu processo de formação.  Alguns destes eventos serão realizados em parceria com os Conselhos Regionais Profissionais – Conselho Regional de Economia, Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Contabilidade;

– A maior utilização do sistema de Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC) pelos professores do curso, como forma de complementação de formação;

– O agendamento de visitas monitoradas de professores e alunos às empresas, com vistas a trazer o mundo prático e aplicado ainda mais perto dos alunos;

– A estruturação, ao longo de 2017, de um projeto de Revista da Escola de Negócios, para ser executado em 2018.

– A retomada do Grupo de Conjuntura no segundo semestre deste ano, envolvendo professores e alunos dos quatro cursos, bem como o possível diálogo deste projeto com a Pós-Graduação.

– Um livro, em formato de coletânea, da Escola de Negócios, que conte com artigo de por Professores da Escola, a ser lançado no final deste ano de 2017. Será realizada nova reunião com todos os professores da Escola de Negócios para tratar especificamente da estruturação do livro.

Veja as fotos do encontro entre os gestores e professores da Escola de Negócios: