Gestores e Docentes da Escola de Saúde realizam capacitação em ODS

Com a colaboração de João Ribeiro

Cerca de 30 professores entre gestores, membros dos conselhos de curso e docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, reuniram-se no último fim de semana para participar da capacitação docente sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A capacitação foi oferecida pela USCS e conduzida pelos professores Daniel Vaz, do CRECES Brasil, e João Ribeiro, da Gestão de Atividades Complementares, Monitorias e Estágios.

No primeiro momento, o professor Daniel apresentou o conceito dos ODS, sua evolução, sua inserção na América Latina e o papel do CRECES e da USCS nesse contexto. No segundo momento, o professor João Ribeiro apresentou aos docentes a utilização das Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACCs) como estratégia de apoio a suas atividades de ensino e extensão. Na ocasião, cada um dos presentes recebeu um exemplar do Manual de AACCs para o Docente, para auxiliar a discussão e o planejamento de suas atividades.

Na plenária de encerramento, os professores apresentaram suas reflexões e sugestões para o desdobramento e continuidade das atividades.

Esta é a primeira atividade do CRECES Brasil, a partir da assinatura do termo de cooperação com o UNESCO IESALC, em resposta ao desafio proposto pela Reitoria de incorporar os ODS em todas as atividades da Universidade.

Para o Prof. Daniel Vaz, essa iniciativa é um passo muito importante na popularização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na USCS, que reforça o compromisso em apoiar a implantação dessa agenda no seu cotidiano e liderar a mobilização de outras instituições de educação superior ao redor do tema.

A capacitação agora será oferecida às demais Escolas da USCS.

Sobre o CRECES
Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (CRECES) é uma iniciativa que tem como objetivo estabelecer, a partir da cooperação universitária, um espaço comum de debate, intercâmbio e de diálogos, que sejam geradores de conhecimentos interdisciplinares, apoiando a superação das problemáticas sociais expressas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase na educação, particularmente a de nível superior. Para saber mais, clique aqui.