Gestor da USCS participa de Banca de Mestrado sobre APL

O gestor da Escola de Negócios, Prof. Dr. Jefferson José da Conceição, participou como professor convidado, no último dia 29, da banca de defesa da dissertação de mestrado de Rafael Augusto Dill, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e cujo o tema foi “Arranjo Produtivo Local (APL)” e faz parte do Programa em Administração, linha de pesquisa “Estratégia em Organizações”.

A dissertação intitula-se “O Capital Social do Arranjo Produtivo Local, Polo de Defesa e Segurança da cidade de Santa Maria – RS”.

O professor da USCS compôs a banca juntamente com o Prof. Dr. Marcelo Trevisan, orientador do mestrando, e com a Profa. Dra. Clândia Maffini Gomes.

De acordo com o gestor, que tem vasta experiência no tema, os APL’s constituem-se em novas formas de governança de cadeias produtivas, envolvendo empresas, gestão pública, universidades e outras instituições, estimulando processos cooperativos que viabilizam incremento de mercados, redução de custos e processos de inovação.

“Os APL’s também incentivam a integração da indústria com os núcleos de pesquisa e desenvolvimento, como são as universidades”, explica o professor.

A dissertação foi aprovada pela banca e a participação do gestor da Escola de Negócios da USCS deu-se totalmente por Skype.