Gestores e Professores fazem reunião de balanço e planejamento

No último sábado, na USCS, os professores da Escola de Negócios reuniram-se para realizar um balanço das atividades do primeiro semestre e iniciar o planejamento do segundo semestre de 2017.

A abertura foi realizada pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Leandro Prearo, que apresentou algumas das mudanças que a Reitoria busca implementar nesta gestão. Entre elas: manter e incrementar as notas da universidade no ENADE, aumentar as publicações científicas, introduzir novo sistema de DPs, realizar “avaliação 360º”, implantar novo sistema de AACC, capacitar professores e alunos com cursos extras (tais como Pedagogia no ensino superior e Línguas) e adotar novas matrizes curriculares.

O Gestor da Escola de Negócios, Prof. Dr. Jefferson José da Conceição, e a Gestora Adjunta, Prof. Ms. Daniela Urbinati Castro, conduziram a reunião que contou com 40 professores (mais de 50% do quadro de professores da Escola).

Os  Gestores enfatizaram que, em diálogo com a Pró-Reitoria, os objetivos gerais da atual Gestão são: formular, em âmbito dos Conselhos de Cursos, nova proposta de grades curriculares para o início em 2018; manter e elevar as notas do Enade; divulgar mais os cursos da Escola na comunidade em geral, em especial na região do ABC; ampliar as parcerias com instituições da região; intensificar a interação com as empresas, de forma a abrir mais oportunidades aos alunos no mercado de trabalho; desenvolver relações democráticas e transparentes com a Reitoria, Gestores, Professores, Alunos e Funcionários.

No balanço do primeiro semestre e no planejamento preliminar do segundo semestre, foram debatidos temas relacionados à área pedagógica, como novas matrizes curriculares dos cursos; aperfeiçoamento dos trabalhos de conclusão dos cursos (Consults, relatórios de estágio e monografias); atualização de planos de disciplinas; atividades de formação do aluno em horários extraclasse (como o ciclo de palestras “Café com os Clássicos” e as palestras realizadas pelos Conselhos Regionais de Administração e de Contábeis); aproximação com a Pós-Graduação; nova rodada de validação dos cursos em 2018; formato e aplicação de provas.

Em relação à comunicação e divulgação, a reunião tratou de reforçar a importância das reuniões regulares com os representantes de classe; a criação e o funcionamento do boletim eletrônico (newsletter) da Escola (já com cinco edições lançadas); a participação da Escola de Negócios nas redes sociais, por meio de uma fanpage; a “Revista da Escola” e o livro que reunirá contribuições dos professores.

Entre os novos projetos, a Gestão pretende implantar um Conselho Consultivo, com convidados externos, e um “Grupo de Conjuntura”, a ser formado por professores e alunos.