Notícias

Fundación Carolina oferece 723 bolsas de estudos

A Fundação Carolina abriu uma nova edição de sua convocatória para bolsas de estudo, correspondente ao curso acadêmico de 2019-2020. Nesta 19ª edição, são oferecidas 723 bolsas de estudo distribuídas nas seguintes modalidades: 283 bolsas de pós-graduação, 100 bolsas de doutorado e curtas de pós-doutorado, 66 bolsas de mobilidade para professores e 165 bolsas para estudos institucionais. Para estas devem ser adicionados 109 renovações de bolsas de doutorado. No total de 183 programas acadêmicos, dos quais 145 são pós-graduados. 

Esta convocatória reflete a renovação da Fundação Carolina como ator do sistema de ação externa e da cooperação para o desenvolvimento da Espanha, e como um dos mecanismos que tentam contribuir, simultaneamente, para a formação do espaço ibero-americano de conhecimento e o ensino superior, o fortalecimento da Comunidade Ibero-americana de Nações e a implementação da Agenda 2030, tornando a educação, a ciência, a tecnologia e inovação, a sustentabilidade e a igualdade entre mulheres e homens, vetores centrais de cooperação de desenvolvimento avançado que a Agenda exige.

As modalidades das bolsas da Fundação Carolina são as seguintes:

Bolsa de pós-graduação. Destina-se à formação de graduadas e graduados de um país membro da Comunidade Ibero-americana de Nações, com capacidade acadêmica ou profissional, apoiada por um currículo excepcional. O programa oferece dois tipos de apoio: bolsas e ajuda de estudo, e continua a combinar mestrados oficiais, diplomas e cursos de especialização, com ênfase especial no aumento do número de graduações oficiais e no número de bolsas com qualificações oficiais.

Bolsas de PhD e curtas estadias de pós-doutorado. O objetivo das bolsas de doutorado é ajudar o corpo docente de universidades da Ibero-América a obter um doutorado em centros acadêmicos espanhóis, promovendo assim a criação de redes de colaboração entre instituições universitárias dos dois lados do Atlântico. Por outro lado, as bolsas de curta permanência para pós-doutorado destinam-se a professores de universidades ibero-americanas que possuem doutorado e promovem intercâmbios acadêmicos de alto nível entre a Espanha e a América Latina.

Programas de Mobilidade de corpo docente. Eles permitem uma curta permanência de pesquisa na Espanha para professores ou pesquisadores das universidades argentinas, brasileiras e portuguesas.

Programas de Bolsas e Estudos Institucionais. Essas bolsas são concebidas como uma ajuda para o financiamento de planos de formação em centros espanhóis que tendem ao fortalecimento institucional das administrações públicas ibero-americanas. Em alguns casos, corresponde às instituições latino-americanas e espanholas, a tarefa de se candidatar à Fundação Carolina.

Os prazos de solicitação para inscrição nas diferentes modalidades de bolsas correspondem às seguintes datas:

  • A chamada para bolsas de pós-graduação permanecerá aberta até 7 de março às 9h (horário espanhol).

A chamada para bolsas de doutorado, estadias de curta duração, programas de mobilidade de professores e estudos institucionais permanecerão abertos até 5 de abril às 9h (horário espanhol).

Os candidatos podem encontrar todas as informações sobre as bolsas de estudo no site www.fundacioncarolina.es, de onde os pedidos são processados.

Para acessar informações e fazer inscrição, clique aqui.