Estudo aponta que grupo WhatsApp auxilia alunos da USCS na realização de atividades escolares

Um estudo de Iniciação Científica, desenvolvido pelo aluno André Perinotti da Cruz, do curso de Ciências Contábeis da USCS, apontou que salas de graduação da USCS utilizam intensamente grupos de WhatsApp como auxílio na realização de atividades acadêmicas.

A pesquisa detectou que, das 55 salas que responderam seu questionário (de um total de 88), apenas 3 não possuíam um grupo de Whatsapp no final de 2017. A maioria das salas (81%) informou que os alunos trocam mensagem no grupo frequentemente ou sempre.

Após a análise do uso geral, André se integrou aos grupos de duas salas selecionadas (Farmácia e Psicologia), durante um mês, com o objetivo de identificar e classificar as atividades acadêmicas que as mensagens ajudam a realizar. Ele observou que 90% das mensagens do grupo de Farmácia tratavam de atividades escolares e 73% das do grupo Psicologia.

As principais atividades tratadas foram: Prova/Matéria a estudar/Notas (71% em Farmácia e 40% em Psicologia); Apresentações em Sala e Trabalho Extra Classe.

As coordenadoras destes cursos analisaram os resultados do estudo e disseram que apoiam significativamente este uso, porém entendem que este deve ser de forma espontânea, sem a criação de regras pela gestão.

O orientador do projeto foi o Prof. Dr. Marco Antonio Pinheiro da Silveira, do PPGA da USCS.

O estudante André apresenta seu projeto no Congresso de Iniciação Científica na UFABC, ao lado de seu orientador, Prof. Marco Pinheiro