Estudantes da USCS participam de atividade da ONU em Brasília

As alunas, do curso de Direito, foram selecionadas para representar a delegação de Angola no evento.

No dia 20 de outubro de 2017 (sexta-feira), um grupo de estudantes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) participa do II Simulado do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A atividade acontece na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF).

As estudantes do curso de Direito, Ana Clara Dadasio, Andréa Dias, Rafaela Gonçalves e Catarina Barros, foram orientadas pela professora Daniela Bucci.

O II Simulado será composto por um conjunto de atividades de interação entre os participantes, divididos nas delegações que compõem o Conselho de Direitos Humanos. O grupo da USCS representará a delegação de Angola.

O objetivo do evento é o de promover o conhecimento do Sistema Internacional de Direitos Humanos aos estudantes de graduação. A atividade consistirá em um dia de sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, debatendo os temas sobre Empresas e Direitos Humanos e apresentando relatório no âmbito da Revisão Periódica Universal.

Para seleção dos estudantes participantes, foram considerados: a pertinência e objetividade dos argumentos; a clareza da redação e o uso correto dos marcos internacionais de direitos humanos do dossiê encaminhado pelas equipes no ato da inscrição.

O Gestor do Curso de Direito da USCS, Prof. Robinson Henriques Alves, destaca a importância da participação das estudantes no evento. “A participação de nossos alunos em eventos como este reiteram a importância das atividades também fora da sala de aula. Além de terem passado por uma seleção muito concorrida (foram inscritas mais de 200 universidades de todo o país), vivenciarão a prática em um evento de grande representatividade”.

O evento é uma realização da Organização das Nações Unidas no Brasil, em parceria com o Conselho Federal de Administração, o Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), o Curso de Graduação em Relações Internacionais e o Núcleo de Simulação de Negociações Internacionais da Universidade Católica de Brasília e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.