Estudante de jornalismo permanecerá em intercâmbio no México

O estudante João Paulo Soares da Silva cursará um novo semestre de intercâmbio na Universidad de Colima, no México. A princípio sua mobilidade ocorreria entre agosto e dezembro de 2016, no entanto, o aluno decidiu ampliar sua permanência e realizar mais um semestre na Facultad de Letras y Comunicación até julho de 2017.

Estudante de jornalismo permanecerá em intercâmbio no México 1

João Paulo explica que decidiu estender o período de intercâmbio devido a sua boa adaptação na cultura mexicana, pela oportunidade de cursar novas disciplinas e desempenhar atividades extracurriculares. “Estou realizando mais atividades do que imaginei no começo. Nesse tempo que estou aqui, me adaptei rápido a cultura mexicana, vivenciei o jornalismo prático e dei aulas de português em uma escola – de um povoado vizinho – como professor voluntário”, destaca.

Estudante de jornalismo permanecerá em intercâmbio no México

A ideia de realizar o voluntariado surgiu após o estudante receber um convite para conversar com alunos de uma escola secundária. Na ocasião, ele conta que foi bem recebido e, ao final, houve uma rodada de perguntas. “Os jovens fizeram diversas perguntas. Queriam saber como era o Brasil, como era a nossa cultura, o nosso idioma e como eu via a cultura deles. Eu voltei para a casa com vontade de contar mais sobre de onde eu vim, ensinar o meu idioma e aprender sobre eles. Então eu conversei com o diretor da escola, ele aprovou de imediato e apoiou a minha ideia.”, conta.

O estudante concursará novas matérias equivalentes ao 7 semestre de jornalismo, além de dar início ao projeto de conclusão de curso. Em abril participará do II Simpósio Internacional Comunicação e Cultura, evento no qual o aluno também irá apresentar artigo com o tema: Entre o perigo e o dever: O panorama do jornalismo no Brasil e México. “Em 2015 eu trabalhei como monitor no evento que aconteceu na USCS e apresentei trabalho, agora estou ajudando na organização deste evento em Colima e também vou apresentar. Dá até um orgulho”, afirma.