Doutor em Sociologia ministra palestra sobre Humanidades Digitais na USCS

O pesquisador prof. Dr Liráucio Girardi Júnior (doutor em Sociologia), realizou, no dia 13/04 no Campus Conceição, uma palestra na qual discute a temática das Humanidades Digitais e sua relação com as plataformas digitais colaborativas.

Foto: Evandro Gabriel

“Na minha aula do dia 13/04, estreando como novo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), tive a oportunidade de apresentar algumas ideias sobre o que tem sido chamado de Humanidades Digitais e a sua relação com algumas plataformas Wikimedia. Alguns desses projetos estão ligados ao projeto GLAM (Galeries, Libraries, Archives, Museums) da Fundação WikiMedia e têm sido realizados por um grupo de pesquisadores do Neuromat/USP, coordenados pelo cientista político João Alexandre Peschanski. A plataforma “Tainacan” é um outro projeto muito parecido (um plugin do WordPress) que foi desenvolvido por pesquisadores da UFG e UnB”, explica o docente.

Sobre os temas da disciplina que pretende oferecer no 2º semestre de 2019, o professor chama a atenção para o entendimento dos formatos digitais a partir dos Software Studies, a Cultura do Algoritmo e o modo pelo qual podem se tornar parte efetiva do Programa de Mestrado em Comunicação de Interesse Público.

“É preciso enfatizar que estamos olhando as abordagens trazidas por estas áreas a partir do campo da Comunicação e que isso nos ajuda na aproximação com o campo da Computação e, inclusive, do Direito. Diversos autores formados nas Ciências da Computação tem feito uma espécie de ponte entre esses campos, chamando atenção para aspectos relevantes da comunicação e da cultura digital no mundo contemporâneo”, esclarece.

Para o professor, a aproximação e o envolvimento dos mestrandos com os estudos em Humanidades Digitais poderia trazer alguns novos desdobramentos para pesquisas do PPGCOM como, por exemplo, discutir o lugar do conhecimento livre e colaborativo na nossa região e a sua contribuição para o registro, compartilhamento e acesso à memória local.

“Essas reflexões contribuem para formar algumas das bases de uma cultura da participação e da inovação. Ela pode se tornar um campo de comunidades de práticas voltadas tanto para a melhoria dos processos educacionais e para o registro e visibilidade do patrimônio histórico e cultural local quanto para uma cultura da transparência da administração pública”, destaca.

Nesse sentido, o pesquisador enxerga novas possibilidades para o portal Hipermemo, do Laboratório Hipermídias. Trata-se de um acervo multimídia de história de vida de pessoas do Estado de São Paulo e região do ABC e faz parte do projeto Memórias do ABC, idealizado pelos professores do PPGCOM, Dra. Priscila F. Perazzo e Dr. Elias E. Goulart.

“A ideia seria estudar os meios disponíveis para tornar os registros do Hipermemo em arquivos livres, disponibilizados na plataforma WikiMedia Commons e WikiData. Isto permitiria que os pesquisadores e a população da região ajudassem na identificação de lugares, eventos, pessoas e na produção de diversos tipos de metadados. Seria possível tornar este trabalho bastante complexo em um processo colaborativo.”, complementa.

Sobre o professor Dr. Liráucio Girardi Junior

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Doutor em Sociologia na Universidade de São Paulo.

Sua tese foi publicada sob o título “Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação”, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP.

Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Cultura de Consumo e Cultura de Rede.

Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede” e do Grupo de Pesquisa “Teorias e Processos da Comunicação”.

Desde 1993 leciona a disciplina “Sociologia” e “Sociologia da Comunicação” na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.

Foi Professor Substituto das disciplinas “Teorias da Comunicação”, “Comunicação, Sociedade e Cultura” e “Comunicação, Redes Sociais e Cibercultura” no curso de Midialogia – IA/UNICAMP (2015-2016).

Desenvolveu o Wikilivro “Sociologia e Comunicação” que, além de ser disponibilizado em uma licença livre, foi pensado para ser lido em dispositivos móveis. Este WikiLivro é um projeto que pretende se tornar colaborativo e integrado à plataforma Wikiversidade e Wikipédia..

Sobre o PPGCOM

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul atuou por dez anos no formato acadêmico, tendo formado mais de 100 mestres em Comunicação. O novo formato, profissional, tem como tema a Inovação na Comunicação de Interesse Público e tem sede no campus Conceição da USCS (Rua Conceição, 321 – Santo Antônio – SCS). Informações, clique aqui.