Comunidade alemã de São Paulo homenageia trabalho do Laboratório Hipermídias da USCS

Colaboração – Regiane Bianchini

A 24ª edição da BrooklinFest, que aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, foi palco da homenagem à professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da USCS, Drª. Priscila Perazzo, também coordenadora do “Memórias do ABC”, e ao seu trabalho de pesquisa desenvolvido junto ao Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais, sobre histórias e narrativas em torno da contribuição da cultura alemã ao estado de São Paulo.  Na ocasião, também foram homenageados pesquisadores que desenvolveram trabalhos no PPGCOM da USCS sobre a história e as influências culturais da comunidade alemã no ABC e em São Paulo, sob sua orientação: Mariana Lins do Prado, João Paulo Soares da Silva e Alberto Iszlaji Junior.

Em seu agradecimento, a Profª Drª Priscila destacou sua trajetória de mais de duas décadas na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a importância das parcerias e de uma orientação focada nos estudos das narrativas e da cultura alemã no Brasil, em seus estudos de Mestrado e Doutorado, coordenado pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Universidade de São Paulo (USP). “O começo do meu trabalho se deu justamente com a pesquisa desenvolvida em meu Mestrado e Doutorado, sobre a presença dos alemães aqui em São Paulo”.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin e idealizador do evento, Pietro Iaconelli, agradeceu a contribuição da USCS, por meio do trabalho desenvolvido pela professora Priscila em suas pesquisas, “que muito contribuem para a cultura que queremos continuar difundindo, especialmente, junto às famílias”.

Também homenageada, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Professora Drª. Maria do Carmo Romeiro agradeceu e parabenizou o trabalho da professora Priscila e de sua equipe, ressaltando a importância das pesquisas acadêmicas para a universidade e para a comunidade,  num contexto histórico e sociocultural. “A verdadeira universidade está aqui, ao trazer pesquisas realizadas dentro de seus muros, sobre o que está fora deles, e compartilhar com toda a sociedade este resultado. Este é o melhor prêmio que o pesquisador de uma universidade pode ter.”

Presente ao evento, o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campello, enfatizou a importância das pesquisas para a sobrevivência da cultura alemã em meio à população paulista. E em nome do governador Marcio França, parabenizou toda a equipe da USCS, ao entregar a placa comemorativa à professora dra. Prisicila.

Sobre o Laboratório

O Laboratório Hipermídias de Comunicações Culturais: investigações e acervos de comunidades paulistas, idealizado pela Profª Draª Prisicila e pelo Prof. Dr. Elias Goulart do PPGCOM da USCS, foi integrado ao Núcleo de Estudos das Memórias do ABC, ainda em 2011. Desde o início de seu funcionamento, as equipes de discentes revezam-se em projetos acadêmicos e trabalhos técnicos e vêm produzindo as memórias do ABC em um formato inovador e diferenciado.

Desde então, as produções desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos das Memórias do ABC resultaram em importantes produtos culturais junto à comunidade da região e de São Paulo, reunidos em um acervo aberto à comunidade.

Vale conferir http://hipermemo.uscs.edu.br/novo/  e no canal do Youtube <memoriasabc>

Sobre o BrooklinFest

O XXIV BrooklinFest 2018, cujo tema foi Komm und tanz mit uns (Venha e dance conosco), é organizado pela AEMB (Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin), sendo realizado todos os anos, no mês de outubro, no quadrilátero entre as ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos.

O festival reúne gastronomia, artesanato, literatura, corais, música erudita e popular, teatro, dança e música folclórica alemã, filmes alemães e brasileiros, estudos sobre a imigração alemã em São Paulo, circo, fotografia, esportes, exposições, feira de livros, roda de conversas e mesas de discussão com acadêmicos.

Fotos: Luciana Cunha

Da esquerda para direita, Pietro Iaconelli (camiseta branca), Profa. Dra. Priscila Perazzo, Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro, Maria Luiza Carneiro, Romildo Campello (terno cinza), Mariana Lins do Prado, João Paulo Soares da Silva e Alberto Iszlaji Junior.

Os orientandos Mariana Lins do Prado, João Paulo Soares da Silva e Alberto Iszlaji Junior, ao lado da Profa. Dra. Priscila Perazzo, da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro e do professor e coordenador do PPGCOM, Dr. João Batista Cardoso.