Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 5 de junho, comemora-se o dia mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, em 1972, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Porém, esta realidade, há alguns anos, está mudando. Desastres naturais, e ainda muitos causados pelo próprio ser humano, vem ameaçando as fontes de recursos naturais.
Bióloga e docente especialista na área de meio ambiente da USCS, a professora Marta Marcondes explica que as medidas de proteção ao meio ambiente devem ter início por cada indivíduo e que as ações do dia a dia são muito importantes para todo o coletivo, bairros, cidades, estados, e até mesmo países.

Na intenção de contribuir com a preservação do meio e levar informações à toda a comunidade em forma de conscientização e sensibilização, a USCS tem realizado diversos programas educacionais e de pesquisa. Alguns deles são:
Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos): Criado em 2003, vindo de projetos anteriores, o IPH subsidia as pesquisas realizadas acerca de rios, córregos e nascentes da região do Grande ABC e, recentemente, também de São Paulo.
Expedição Mananciais: O projeto, atualmente realizado em parceria com o eco-esportista Dan Robson e a empresa alemã Pro-Minent Brasil, realiza o estudo da qualidade da água (coletando e analisando amostras) das represas, rios e córregos da região e SP ( Billings, Guarapiranga, e rios Tamanduateí,Pinheiros e Tietê), levando à autoridades dos municípios os resultados obtidos visando o planejamento de políticas públicas para a melhor gestão dos reservatórios. O projeto prevê ainda eventos de conscientização, voltados à população de cada cidade envolvida, no sentido de informar e sensibilizar acerca da atual situação, orientando no que for necessário.
Reuniões Grupo GDS: Periodicamente, o grupo Gestão para o Desenvolvimento Sustentável, coordenado pela Gestora do Mestrado em Administração da USCS, professora Raquel da Silva Pereira, se reúne mensalmente na USCS, e falando sobre temas relacionados à sustentabilidade.
A USCS ainda é facilitadora/articuladora e importante elo da Agenda 21 de São Caetano do Sul, que é “um instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como eixo central a sustentabilidade, compatibilizando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico”.
Internamente, a USCS atua em ações para reduzir o consumo de energia e água. A Universidade está inserida no Grupo de Eficiência Energética, projeto da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, que consiste no planejamento de ações visando a redução de consumo de energia, como por exemplo: atenção à manutenção nos aparelhos de ar condicionado, a troca de lâmpadas (a uscs já dispõe de 4 mil lâmpadas de led nas áreas comuns, em processo de ampliação para as salas de aula) etc.
Além disso, a Universidade realiza, há quase quatro anos, o Projeto Recicla USCS: (reciclagem dos materiais descartados pelos setores administrativos), utilização de água de poço subterrâneo para lavagem do chão e para molhar as plantas.