Dia de CONSULT: Alunos expõem pesquisas para bancas da Escola de Negócios

Ocorreram no último sábado, na USCS, as “Bancas de Consult da Escola de Negócios”.

O trabalho universitário de Consultoria Organizacional (CONSULT) consiste na realização de diagnóstico, análise e proposições em torno de questões relativas à determinada empresa escolhida pelos alunos. Para realizar este trabalho, os alunos contam com o apoio de um professor orientador da Universidade. O estudo é feito em equipe composta por três a cinco estudantes e assemelha-se a um plano de consultoria, onde os estudantes buscam cooperar com a empresa no equacionamento de seus problemas e geração de propostas de solução.

Na ocasião, cerca de 40 alunos participaram de dez bancas examinadoras. Cada banca é composta por três professores da Universidade.

O CONSULT é uma das modalidades de trabalho de conclusão da Escola de Negócios para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comércio Exterior (já os alunos de Economia devem desenvolver uma monografia).

Para o Gestor da Escola de Negócios, Prof. Dr. Jefferson José da Conceição, as apresentações de CONSULT são importantes porque propiciam aprendizagem em várias dimensões: o trabalho em equipe na elaboração de diagnósticos e propostas organizacionais; a redação formal de relatórios; a apresentação dos relatórios finais para uma banca de professores qualificados.

“Ainda assim, estamos discutindo para avançarmos ainda mais com as pesquisas de Consult. Queremos também que estes trabalhos se tornem artigos científicos e sejam publicados”, afirma o professor.

As bancas foram compostas pelos professores Ubiratã Reis, Bruna Maiellaro, Eliezer de Araújo, Nirã Valentim, Valquiria Stafocher, Leila Perez, Paschoal Palombino, Valdir Calabró, Maria Inês Efstathiou, Edson Kubo, Audrei Ferrante, Luiz Gianello e Vinicius Nunes.