DCE Avante realiza campanha de doação de sangue na USCS

Nos dias 17 e 18/5, a USCS, por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE Avante), está promovendo uma campanha de doação de sangue nos dois campi.

No dia 17, a atividade ocorre no campus Barcelona (salas 77 e 78 – Av. Goiás, 3400, Barcelona, SCS) das 9h às 16 e no dia 18, no Campus Centro (salas 121 e 122 – Rua Santo Antonio, 50, Centro, SCS) das 9h às 15h. A atividade, realizada em parceria com o Hemocentro São Lucas, é aberta a todo o público interessado.

Os requisitos básicos para a doação são*:
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Os impedimentos temporários são:
– Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Quem esteve nos estados onde há alta prevalência de malária deve aguardar 12 meses (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins).
– Qualquer exame endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc); se com biópsia, é necessário avaliação do resultado: por 6 meses a 01 ano.
– Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
– Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
– Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
-Vacina contra gripe: por 48 horas.
– Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

* Fundação Pró-Sangue

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no Diretório Central dos Estudantes, pelo telefone 4239-3340 ou e-mail secretaria.dceavante@gmail.com