Cursos de extensão de Língua Portuguesa e de Matemática – Inscrições abertas

Com o objetivo de retomar conteúdos já estudados na Educação Básica para que o(a) aluno(a) de graduação tenha um melhor aproveitamento e desenvolvimento na universidade, a USCS oferece cursos de extensão (on-line) de nivelamento de Língua Portuguesa e de Matemática, destinados aos estudantes de todos os cursos da graduação.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas até 22/02. O(A) aluno(a) inscrito(a) receberá por e-mail as orientações necessárias. Clique aqui para inscrever-se.

Como funciona?
As aulas terão início no dia 27/02. Cada curso está dividido em módulos com diversas atividades e, ao final do curso, uma avaliação. O acesso será feito exclusivamente pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Qual o foco?
No curso de “Matemática para a vida cotidiana“, o foco é aprender a matemática usada no dia a dia, sem complexidade. Já no curso de “Língua Portuguesa para a vida“, o foco é voltado para o aprendizado quanto à interpretação de textos.

AACCs
Alunos de 1º e 2º semestres terão direito a todas as horas de AACCs do semestre, caso concluam um dos cursos.
Demais alunos terão direito a 10 horas de AACCs do semestre, caso concluam um dos cursos.

Saiba mais sobre os cursos:

MATEMÁTICA PARA A VIDA COTIDIANA
No curso Matemática para a Vida Cotidiana será trabalhado conteúdo matemático que o aluno estudou no ensino médio, com uma abordagem mais próxima da aplicação da vida cotidiana. O curso está organizado de modo que o estudante tenha bastante desenvoltura na tomada de decisões em situações que encontrar com frequência no dia a dia e que requerem conhecimentos básicos de matemática.

Está fracionado em quatro módulos com temas diversos, enfocando conceitos correlatos ao tema geral do módulo. Em cada módulo há vídeos com explicação de conteúdo, outros vídeos com exemplos, outros com resolução de exercícios etc.
O aluno que cumprir as atividades fará uma prova ao final e, caso alcance a média 6, receberá um certificado e as horas de AACCs.

LÍNGUA PORTUGUESA PARA A VIDA
O curso Língua Portuguesa para Vida tem por objetivo principal relembrar os alunos sobre conteúdos já trabalhados na educação básica para o aprimoramento de suas vivências comunicativas dentro, mas, principalmente, fora do âmbito da Universidade. O primeiro passo será desenvolver a interpretação textual em língua portuguesa a partir de temas da atualidade, o que favorece a ampliação de repertório e as diversas possibilidades de desenvolvimento do indivíduo em seu dia a dia, resultando em uma visão mais crítica de mundo. Na segunda parte do curso, será trabalhada a produção textual que oferecerá ao aluno maior proficiência na construção e no desenvolvimento de competências técnicas fundamentais para sua atuação acadêmica e, por consequência, profissional. Ao final, será tratado um pouco sobre as dúvidas mais recorrentes da nossa língua.

Tem a duração de 2 meses e é ofertado na modalidade de ensino a distância, possibilitando flexibilidade de tempo e horário, e inclui práticas de ensino-aprendizagem que integram: vídeos, livro-texto, leituras complementares, mapas mentais e atividades dinâmicas, distribuídos por três módulos e 11 unidades.
O aluno que cumprir as leituras e atividades fará uma prova ao final do curso e, caso alcance a média 6, receberá um certificado e as horas de AACCs.