Coordenador do Conjuscs participa de debate com ex-presidente do BNDES

Política industrial é tema de evento organizado pelo TID Brasil.

O Coordenador do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS, prof. Jefferson José da Conceição, participa, na próxima quarta-feira, dia 13/6, da Mesa de Debates: Padrões de desenvolvimento e a indústria: importância, instrumentos e desafios.

A atividade ocorre durante o Seminário: Desafios da indústria no Brasil e os trabalhadores e trabalhadoras, nos dias 13 e 14 de junho, no Hotel Dann Inn, em São Paulo, sob coordenação do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, recém constituído (2017).

A Mesa “Padrões de desenvolvimento e a indústria: importância, instrumentos e desafios” ocorre das 14h às 17h. Nela, pretende-se realizar um debate sobre a importância da industrialização e como viabilizá-la, além de qual seu papel no Brasil e quais instrumentos utilizar para viabilizá-la novamente, especialmente no que diz respeito às políticas econômicas, públicas e de infra-estrutura; além de identificar setores estratégicos para desenvolvimento (quais são os setores que o Estado deveria/poderia investir?).

A conversa será com o economista e ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Sr. Luciano Coutinho, que abordará infraestrutura; e de Ester Bermerguy, que falará sobre a Importância da indústria e macroeconomia. Na Mesa, o Coordenador do Conjuscs abordará política industrial e setores estratégicos.

Para o presidente do Instituto TID Brasil, Rafael Marques, “O seminário tem a função de discutir temas ligados à defesa de reindustrialização do Brasil, além de buscar interpretar as novas tecnologias, que hoje vêm criando novas tendências de capacitação e trabalho”. Marques ainda reforça o papel da mesa Padrões de desenvolvimento e a indústria: importância, instrumentos e desafios: “Esta atividade, especificamente, tem uma função importante no evento, que é de trazer uma leitura melhor do que se passa nesse universo da indústria, irá ajudar a compreender melhor o que ocorre nas grandes regiões industriais da região”, explica.

Sobre o Conjuscs
Constituído em março de 2018, o Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS, Conjuscs, é formado por professores da universidade e alunos doutorandos e mestrandos, sob coordenação do prof. Jefferson José da Conceição. Entre os principais propósitos do Observatório está contribuir para uma leitura objetiva da realidade econômica do Grande ABC, e, com isto, propiciar o aperfeiçoamento das políticas públicas e privadas. O Conjuscs é ligado diretamente à Pró-Reitoria de Graduação e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Clique aqui para acessar a 1ª Carta de Conjuntura da USCS (lançada em 14/3)

Clique aqui para acessar a 2ª Carta de Conjuntura da USCS (lançada em 16/5)