Consórcio e Conjuscs firmam parceria para compartilhamento de dados e pesquisas

No dia 30 de maio de 2019, a Coordenação do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura (Conjuscs), representada pelos professores Jefferson J. da Conceição e Francisco R. Funcia, realizou visita ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para reunião com o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão. Participaram também da reunião o sr. Miguel Anderson Heredia de Sá, Diretor Administrativo Financeiro da entidade; Juliana Cavasini da Silva, Coordenadora de Programas e Projetos; bem como as assessorias de imprensa das instituições, representadas por Ana Paula Lazari (USCS) e Cadu Proieti (Consórcio).

Na ocasião, foram propostas ações em parceria (cooperação técnica) para que o Consórcio, que reúne as sete prefeituras do Grande ABC, disponibilize em seu site as sete Cartas de Conjuntura já lançadas pelo Observatório.

“Esses dados podem servir de base para discussões técnicas dentro dos nossos Grupos de Trabalho (GTs) e nortear ações das prefeituras da região em diversos setores do poder público. Essa aproximação do Consórcio ABC com as universidades locais é muito importante e pode gerar frutos que impactam diretamente na vida da população”, afirmou o secretário-executivo da entidade, Edgard Brandão.

Outra ação idealizada foi a de realizar eventos conjuntos, com a participação de técnicos dos sete municípios e pesquisadores da universidade para debater importantes temas para a região, tais como a reforma tributária e lei de responsabilidade fiscal.

“A aproximação entre o Conjuscs e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC é uma decorrência natural e bem-vinda das reflexões que temos feito em torno dos diagnósticos, desafios e políticas públicas referentes à região. O Observatório tem como missão levantar e analisar questões relevantes que, nas mais diferentes áreas, afetam o desenvolvimento do ABC. Já o Consórcio tem a função de elaborar, articular e executar, em parceria com as outras instâncias regionais, as políticas públicas. Portanto, há uma grande complementaridade nesta parceria”, comentou o coordenador do Conjuscs, professor Jefferson José da Conceição.

Sobre o Conjuscs
O Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura (Conjuscs), é um grupo de estudos formado por professores e alunos da USCS, com o objetivo de elaborar e publicar, periodocamente, notas técnicas no campo das políticas públicas, empreendedorismo e conjuntura. Seu lançamento ocorreu no dia 14 de março deste ano, em coletiva de imprensa, que reuniu seus pesquisadores e jornalistas da área, principalmente de economia, apresentando o material e entregando a estes a sua 1ª Carta de Conjuntura da USCS. A atividade ocorreu no Campus Barcelona. O lançamento da segunda Carta ocorreu em 16 de maio de 2018.

Dentre os temas das duas cartas, estão: finanças públicas, estabelecimentos e empregos, PIB e comércio exterior. Planeja-se que sejam lançadas seis edições da Carta de Conjuntura por ano. As publicações serão compostas por levantamentos e análises de temas do Brasil e da Região do Grande ABC, em áreas como: atividade econômica; emprego; preços; finanças públicas; gestão organizacional; situação contábil das empresas; comércio exterior; empreendedorismo e inovação tecnológica.

As cartas, que serão no formato eletrônico, serão divulgadas por meio da assessoria de imprensa e site da USCS.

O Conjuscs está sob a direção das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação. Entre os principais propósitos do Observatório está contribuir para uma leitura objetiva da realidade econômica do Grande ABC, e, com isto, propiciar o aperfeiçoamento das políticas públicas e privadas.