Conjuscs passa a ser grupo de pesquisa do CNPQ

Lançado em coletiva de imprensa no dia 14/3/18, o Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura (Conjuscs), foi recentemente registrado como Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Segundo o prof. Jefferson José da Conceição, um dos Coordenadores do Observatório, este tipo de registro é muito benéfico para todos os envolvidos: “Este cadastro viabiliza pontuações tanto para o pesquisador, quanto para a Universidade, sendo muito valorizado nas avaliações realizadas na instituição, como a do Conselho Estadual de Educação, contribuindo para elevar o patamar de qualidade da USCS”.
Por meio do canal, serão disponibilizados os trabalhos desenvolvidos e as informações sobre os profissionais (pesquisadores). “O CNPQ unifica a pesquisa no Brasil. Além disso, estamos conectados a uma rede nacional e internacional, tanto dos dados, quanto de seus profissionais”, completa o coordenador.

Sobre o Conjuscs
O Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura (Conjuscs), é um grupo de estudos formado por professores e alunos da USCS, com o objetivo de elaborar e publicar, periodocamente, notas técnicas no campo das políticas públicas, empreendedorismo e conjuntura. Seu lançamento ocorreu no dia 14 de março deste ano, em coletiva de imprensa, que reuniu seus pesquisadores e jornalistas da área, principalmente de economia, apresentando o material e entregando a estes a sua 1ª Carta de Conjuntura da USCS. A atividade ocorreu no Campus Barcelona.

Para a primeira carta, foram lançadas informações acerca de temas como: finanças públicas, estabelecimentos e empregos, PIB e comércio exterior. Planeja-se que sejam lançadas seis edições da Carta de Conjuntura por ano. As publicações serão compostas por levantamentos e análises de temas do Brasil e da Região do Grande ABC, em áreas como: atividade econômica; emprego; preços; finanças públicas; gestão organizacional; situação contábil das empresas; comércio exterior; empreendedorismo e inovação tecnológica.

As cartas, que serão no formato eletrônico, serão divulgadas por meio da assessoria de imprensa e site da USCS.

O Conjuscs está sob a direção das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação. Entre os principais propósitos do Observatório está contribuir para uma leitura objetiva da realidade econômica do Grande ABC, e, com isto, propiciar o aperfeiçoamento das políticas públicas e privadas.

Clique aqui e veja a primeira Carta.