Conheça o Programa de Mestrado Profissional em Comunicação

Os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da USCS estão com inscrições abertas. Em entrevista com o gestor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM)Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso, é possível entender melhor como funciona o curso, que acontece no campus Conceição.

Aline: Como explicar o programa, resumidamente?
João Batista: O Programa de Mestrado Profissional em Comunicação é resultado de mais de 10 anos de pesquisa do stricto sensu em Comunicação da USCS. O Mestrado Profissional tem o mesmo valor da modalidade Acadêmica, sua principal diferença é o desenvolvimento de pesquisa aplicada. Ou seja, pesquisas que visam resolver problemas imediatos da sociedade. A área de concentração do mestrado é Inovação na Comunicação de Interesse Público. Assim, desenvolvemos pesquisas que se voltem à solução de problemas de comunicação em organizações privadas, públicas e não governamentais de maneira inovadora.

O que o(a) candidato(a) pode esperar do PPGCOM e a qual perfil de público ele é destinado?
O curso é destinado a profissionais de formações diversas que atuam em áreas que mantenham a interface com a comunicação. Também é destinado a egressos de cursos de comunicação que desejam ingressar na carreira docente. O candidato terá contato direto com as mais atuais metodologias e teorias orientadas ao desenvolvimento de pesquisa aplicada em um contexto de interdisciplinaridade.

Como funciona a questão das aulas? O aluno escolhe o que cursar ou há uma matriz com horários específicos de encontros?
O curso oferece um conjunto de disciplinas que se dividem em duas linhas – Gestão e Produção. As disciplinas são predominantemente no período noturno e eventualmente no período vespertino. Os alunos podem também realizar disciplinas optativas nos outros programas da USCS – PPGA, PPGE e PPGS. A possibilidade de montar sua grade curricular faz com que os horários sejam bem flexíveis. Recomendamos que os alunos tenham disponíveis três noites por semana mais o sábado pela manhã, quando acontecem os encontros do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (quinzenalmente).

Qual a duração total do programa?
A duração do curso é de quatro semestres, podendo ser prorrogado por mais um.

O que é preciso para se candidatar?
Basta fazer a inscrição, gratuita, pelo site da USCS, e entregar a documentação na secretaria, conforme orientação do Edital, que também está no site.

Clique aqui e conheça todos os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu oferecidos na USCS.