Colégio USCS realiza experimentos de química em empresa da região

Os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio no Colégio USCS realizaram experimentos de química em laboratório, como parte do projeto ExperiMente, no dia 03 de abril de 2019. A atividade foi desenvolvida na empresa Nova Didacta, fornecedora de materiais de laboratório de química, localizada em São Caetano do Sul. A intenção do projeto é também atuar em parceria com os laboratórios de graduação da USCS, como Nutrição e Farmácia.

“É uma oportunidade para os alunos fazerem alguns experimentos, assim como despertar a curiosidade pelo trabalho científico. Inicialmente, teremos aulas para eles aprenderem a utilizar materiais de laboratório, técnicas simples e, a partir do momento que eles tiverem conhecimento de técnicas básicas, será dada a oportunidade de desenvolverem trabalhos de pesquisa e projetos que sejam de interesse da comunidade e da área específica que eles pretendem seguir no futuro”, explica a professora Clarice Navarro, do Colégio USCS.

Durante a experiência, foram propostos a eles que fizessem experimentos seguindo as instruções. Foram vivenciadas situações de extração de cor de ervas, medição da quantidade de água dos alimentos, separação de resíduos de diferentes tipos de água, como a mineral e da chuva, e medição com termômetro. “Muitos nunca vivenciaram o trabalho de laboratório ao vivo, e com a atividade, eles conseguem ver na prática o que é e para que serve”, relata a professora.

“É uma atividade legal, porque vemos na prática o que aprendemos na aula. É uma aula que a gente se diverte, porque temos contato com as coisas, todos participam, conseguem ver o que está acontecendo e, ao mesmo tempo que se diverte, a gente aprende”, Manoela Rocha Benevides, aluna do 1º ano do Colégio USCS.

Confira abaixo as atividades desenvolvidas: