Notícias

Campus Centro recebe palestra na área de psicologia sobre EMDR

No dia 06/11, a psicóloga Sílvia Guz ministrou a palestra sobre EMDR no campus Centro. O método é muito utilizado no tratamento de traumas e estresse pós-traumático, por meio de estímulos visuais, táteis ou auditivos, desde que sejam bilaterais, ativando os hemisférios do cérebro a processar essas informações.

De acordo com Sílvia, todos nós podemos passar por situações de violência direta, como a violência doméstica e urbana, violências naturais, como furacões e tsunamis, violências adversas da infância, entre outras. “Essas situações ficam registradas como situações de ameaça, e se a gente não tratar adequadamente, se tornam os traumas ou estresse pós-traumático. Se meu cérebro consegue processar e transformar isso em aprendizagem, ótimo, mas nem sempre consegue, e uma das formas de tratamento é por meio do EMDR”.

“É importante ter uma palestra como essa aqui na Universidade pois, no momento, não temos quase nada desenvolvido aqui na nossa região, então acaba sendo um diferencial conhecer mais sobre EMDR”, afirma Tânia Fator, gestora do curso de Psicologia da USCS.

Da esquerda para direita, Profa. Dra. Tânia Fator, gestora da Escola de Psicologia da USCS e Sílvia Guz, especialista em EMDR.