Bate Papo com a Gestão – Newsletter Edição 5

Olá!

Queremos hoje parabenizar a todos os alunos e professores envolvidos com os projetos Consult neste semestre.

No último sábado, 10/6/2017, ocorreram as Bancas de Consult da Escola de Negócios da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Foram dez bancas envolvendo cerca de 40 alunos no total.

O trabalho universitário de Consultoria Organizacional (CONSULT) consiste na realização de diagnóstico, análise e proposições em torno de questões relativas à determinada empresa escolhida pelos alu nos. Para realizar este trabalho, os alunos contam com o apoio de um professor orientador da Universidade.

O estudo é feito em equipe, que é composta por três a cinco estudantes.

Assemelha-se a um plano de consultoria, em que os estudantes buscam cooperar com a empresa no equacionamento de seus problemas e geração de propostas de solução.

O Consult é uma das modalidades de trabalho de conclusão da Escola de Negócios para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comércio Exterior (já os alunos de Economia devem desenvolver uma Monografia, que tratamos em ‘janela’ específica da Economia nesta newsletter).

O relatório final do Consult é apresentado pelos estudantes a uma banca examinadora composta por três professores da Universidade.

As bancas foram compostas pelos professores Ubiratã Reis, Bruna Maiellaro, Eliezer de Araújo, Nirã Valentim, Valquiria Stafocher, Leila Perez,Paschoal Palombino, Valdir Calabró, Maria Inês Efstathiou,Edson Kubo, Audrei Ferrante, Luiz Gianello e Vinicius Nunes.

As apresentações de Consult são importantes, porque propiciam aprendizagem em várias dimensões: o trabalho em equipe na elaboração de diagnósticos e propostas organizacionais; a redação formal de relatórios; a apresentação dos relatórios finais para uma banca de professores qualificados.

Visando incrementar ainda mais o Consult, estamos discutindo algumas inovações para o futuro. Uma das ideias em discussão é que os se tornem também artigos científicos e que sejam publicados. Mas discutiremos essas mudanças um pouco mais para frente.

Por fim, não custa, uma vez mais, saudar a todos os nossos alunos e professores que participaram do Consult pelo empenho e qualidade dos trabalhos. É isto que faz com que nossa universidade alie permanentemente tradição e modernidade.

Parabéns!

Prof. Dr. Jefferson José da Conceição – Gestor da Escola de Negócios