Atividades marcam os 50 anos da USCS

Fundada em 1º de agosto de 1968, a USCS chegou aos 50 anos de existência.

A data não poderia passar em branco e, por isso, o cinquentenário foi celebrado com diversas ações:

– Dia 31 de julho, no campus Barcelona, a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul promoveu o lançamento da Revista Raízes, edição número 57, cujo tema principal foi o meio século de existência da Universidade. A edição traz fotos e artigos de alunos, professores e funcionários que fizeram parte da USCS ao longo dos anos.

Os alunos da primeira turma da instituição, Álvaro Juvenal da Conceição Ferreira, Moacir Ricci e Vagner Barbato, receberam um exemplar da publicação como forma de homenagem. Além deles, também estiveram presentes no evento o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Jr., autoridades da região do Grande ABC e membros da comunidade USCS. O coral da Oficina de Voz da USCS também se apresentou.

– Já no dia 1º de agosto, as homenagens começaram no pátio do campus Barcelona: foi inaugurada a exposição audiovisual A USCS em seus 50 anos”, onde o visitante pode assistir a depoimentos e relatos de funcionários e alunos (antigos e atuais) e também ver imagens do desenvolvimento da infraestrutura da instituição no decorrer destes 50 anos.

A exposição é gratuita, aberta à comunidade, e fica no campus até 31 de agosto.

– Seguida à abertura da exposição, no auditório do mesmo campus, aconteceu a Sessão Solene Especial da Câmara de São Caetano em homenagem à data comemorativa. Na ocasião, o reitor da USCS, Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi, recebeu a outorga de cidadão sul-são-caetanense: “Eu só nasci em Santo André, pois sempre vivi aqui em São Caetano, inclusive nesse bairro (Barcelona). Estudei no Instituto, depois no IMES, então pra mim é um reconhecimento, já que sou tão ligado a esta cidade”.

Ele também destacou o companheirismo da esposa, Carla Bassi; eles se conheceram quando eram alunos da instituição.

A sessão foi prestigiada por autoridades oficiais do município, autoridades civis e docentes da instituição. Um dos destaques foi a participação especial do coral infantil dos alunos da EMEF Profa. Eda Mantoanelli, que cantou inclusive uma música dedicada à USCS e encantou o público presente.

Ao final, também houve o lançamento do livro comemorativo “USCS 50 anos”, com crônicas e fotos da história da Universidade em seu meio século de existência.

– Também no mesmo dia, entrou no ar o Portal de Memórias USCS, apresentando, entre outros destaques, um acervo de história oral com depoimentos de funcionários, professores e alunos (antigos e atuais) e uma linha do tempo com fatos marcantes desta história. Clique aqui para acessá-lo.

– A noite de aniversário foi marcada com uma festa para professores e funcionários no Buffet Samyr, também em São Caetano.

Veja a cobertura feita pela agência UNBOX (alunos dos cursos de Comunicação da USCS):

– No dia 2 de agosto, mais um motivo de comemoração: o início das atividades no campus Conceição, nova unidade da USCS, localizada na Rua Conceição, 321, bairro Santo Antônio, SCS. O novo espaço abriga os cursos das Escolas de Computação, Engenharia e também os cursos de mestrado e doutorado (Pós-graduação Stricto Sensu). Clique aqui para conhecer.

“A USCS chega aos 50 anos fortalecida, como uma referência na região e crescendo de forma responsável. Isso é fruto do trabalho de toda a comunidade USCS, pessoas que por aqui passaram e as que, ainda hoje, contribuem de forma efetiva para o sucesso de nossa instituição. Os desafios, no entanto, seguem presentes: seguimos uma contínua busca por aprimorar a qualidade de nossos serviços”, finaliza o reitor, professor Bassi.

Que venham os próximos 50 anos para que esta história continue sendo contada com muito orgulho!

Fotos em slide: Ana Paula Lazari