Arquitetura e Urbanismo promove oficina de paisagismo no campus Conceição

O curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS desenvolveu, em parceria com o paisagista Hugo Biagi Filho, a Oficina de Paisagismo no campus Conceição da USCS. A palestra aconteceu no dia 05 de agosto, e no dia 09 já foram apresentadas diversas propostas para a construção de uma praça dentro da universidade. A iniciativa é uma parceria entre a graduação e o Colégio USCS, que também participará da atividade.

As etapas do projeto consistem em medição e identificação do local a ser cultivado, montagem de equipes com os alunos do curso, desenvolvimento dos projetos e apresentação em sala de aula para, posteriormente, executá-los.

Segundo Biagi, o paisagismo tende a ser cada vez mais utilizado nas cidades, e isso deverá se refletir na universidade. “O projeto consiste na concepção de um viveiro de plantas no campus Conceição, um jardim com caminhos e canteiros. Utilizaremos plantas que entouceiram e se enraízam, para que sejam criadas superfícies coloridas”.

“Será um projeto em que uniremos esforços de vários grupos da universidade, desde o Colégio USCS quanto o curso de Ciência da Computação, que quer auxiliar com a instalação de sensores que identificam a umidade da água”, afirma o professor. Dr. Enio Moro Junior, gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS.

Na palestra do dia 05 de agosto, os desafios foram propostos e os grupos montados, bem como realizada a medição do espaço:

No dia 09 de agosto, os alunos apresentaram os projetos de paisagismo para o espaço em questão. Todos os trabalhos foram e serão analisados para a que a implantação seja realizada.