Arquitetura e Urbanismo entrega certificado de projeto aos alunos do Colégio USCS

O curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS realizou a cerimônia de encerramento e entrega de certificados aos alunos do Colégio USCS que participaram das oficinas “Vivências de Arquitetura e Urbanismo”. Durante a atividade, as acadêmicas Cibele Chiarot e Najlla Abdel Latif realizam experiências com a produção de desenhos, maquetes, modelos 3D, maquete eletrônica e noções de urbanismo.

Para o gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Dr. Enio Moro Junior, a importância da união entre o Ensino Superior e o Ensino Médio é fundamental para a proposta de um ensino de qualidade. “O Colégio Universitário USCS proporcionou isso de uma maneira inovadora, eu diria até no Brasil, de promover essa união inicial entre o curso superior de Arquitetura e Urbanismo e os cursos do Ensino Médio. Ficamos satisfeitos com os resultados, que nos surpreenderam”, afirma o professor.

“Nós estamos vivendo uma experiência que certamente não só fará parte da nossa história, mas da história da educação no Brasil, porque nós queremos e faremos do Colégio USCS uma referência. Nos momentos que observei a atividade, estavam muito compenetrados com o que estavam produzindo”, relata a professora Rosemary Verrone, diretora do Colégio Universitário USCS.

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo, Cibele Chiarot, argumentou que a oficina tem diferenciais para os alunos do Ensino Médio. “Tivemos a iniciativa de juntar o Colégio USCS com a universidade, algo muito legal. Nós separamos o curso em três partes: desenho, 3D e questões de Urbanismo. Utilizamos programas que já mexemos no curso de Arquitetura, possibilitando aos alunos do Ensino Médio estarem à frente”.

Já Najila Latif, também aluna do curso de graduação, reforçou a importância da discussão de acessibilidade e questões ambientais tratadas na Arquitetura. “Conseguimos experienciar questões de acessibilidade, o que podemos melhorar, fizemos passeio a um parque em Santo André onde todo o material utilizado foi o reciclável. Algo interessante a se pensar pois a construção civil é uma das áreas que mais produz lixo e muitas vezes os materiais não são reaproveitados”.