Notícias

USCS completa 50 anos

Chegou o dia! Em 1º de agosto de 1968 acontecia o início das aulas regulares da então Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Hoje, 50 anos depois, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), conta com 40 cursos de graduação, além de programas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os serviços prestados estão divididos nos seus atuais quatro campi (três em São Caetano e um na cidade de São Paulo).

Para marcar a data de seu cinquentenário, a instituição realizará diversas atividades. No dia 31 de julho, ocorreu no Auditório Helcio Quaglio, no Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400, Barcelona, SCS), o lançamento da Revista Raízes, pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul. A 57ª edição da revista faz uma homenagem à Universidade, trazendo sua trajetória como destaque da edição.

Hoje, 1/8, às 17h30, no mesmo endereço, ocorre o lançamento da Exposição USCS – 50 anos, que apresentará importantes momentos de sua história, seguida de uma Sessão Solene da Câmara do Município, com início às 18h30, também em comemoração à data. Na ocasião, será outorgado o título de Cidadão Sulsancaetanense ao Reitor da Universidade, Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Além desses eventos, também no dia 1º de agosto,  às 14h, a Universidade apresenta, em seu site, o Portal de Memória da USCS, um acervo de história oral com depoimentos de funcionários, professores, alunos e ex-alunos. A data conta ainda com o lançamento de um livro comemorativo de crônicas.

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi, comenta a trajetória da instituição: “A USCS chega aos 50 anos fortalecida, como uma referência na região e crescendo de forma responsável. Isso é fruto do trabalho de toda a comunidade USCS, pessoas que por aqui passaram e as que, ainda hoje, contribuem de forma efetiva para o sucesso de nossa instituição.  Os desafios, no entanto, seguem presentes: seguimos uma contínua busca por aprimorar a qualidade de nossos serviços”.

O segundo semestre traz novidades. Nos primeiros dias de agosto, têm início as atividades no Campus Conceição, nova unidade da USCS, localizada na Rua Conceição, 321, no Bairro Santo Antônio, em SCS. O Campus pretende abrigar os cursos de Computação, Ciências Aeronáuticas, Engenharia e os programas de Pós-graduação Stricto Sensu.


A USCS hoje

Em 2018, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul conta com 40 cursos de graduação, além de especialização em diversas áreas. Já no stricto sensu, a Universidade conta com os seguintes programas: Mestrado em Administração, Mestrado Profissional em Comunicação, Mestrado Profissional em Educação, Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde, além de Doutorado e Pós-Doutorado em Administração. Entre funcionários administrativos e docentes, hoje conta com cerca de 700 pessoas.

Em seus quase 50 anos de existência, já formou mais de 30 mil pessoas e, atualmente, tem cerca de 10 mil alunos.

A Universidade está alocada nos seguintes endereços: Campus Barcelona (Av. Goiás, 3400, Barcelona, SCS), Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50, Centro, SCS), Campus São Paulo (Rua Treze de Maio, 681, Bela Vista, SP), Campus Pós Lato (Rua Manoel Coelho, 600 – 6° andar, em SCS) e o novo Campus Conceição (Rua Conceição, 321, Santo Antônio, SCS), a ser inaugurado em agosto; além da Farmácia-Escola, funcionando no Campus Centro.

Dentre os serviços prestados à comunidade, estão: a área de saúde (fisioterapia, enfermagem, nutrição, farmácia e educação física) e direito (Núcleo de Assistência Jurídica e Cejusc), além de pesquisas em diversas áreas, por meio dos projetos IPH – (Expedição Mananciais), do Observatório Conjuscs e do Instituto de Pesquisa da USCS (Inpes).