Alunos do Colégio USCS participam de Júri Simulado

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio USCS realizaram um Júri Simulado durante as aulas de Sociologia. As atividades acontecem dia 10, 11 e 15 de abril. Os estudantes discutem um caso assistido em um filme visto previamente em sala de aula. A partir daí, há uma simulação do Tribunal de Justiça, em que os alunos fazem parte da Defesa, Acusação, Juiz, Jurados, Réu e Testemunha.

“Desde o primeiro dia de aula de Sociologia, os alunos queriam fazer debates. Porém, é necessário realizar uma discussão organizada, pois eles têm momento para falar, não podem falar qualquer coisa, são obrigados a não fugir do tema, porque se não o argumento é desclassificado. Isso faz com que eles desenvolvam as técnicas de argumentação, importante inclusive na redação de vestibular”, relata a professora Tania Vizarchri, docente da disciplina de Sociologia do Colégio USCS.

Como o Colégio USCS tem parceria com o curso de Direito da graduação, houve a motivação de iniciar a atividade. “Eu já aplicava essa técnica em outra escola, de uma forma diferente. A professora Estela Bonjardim, gestora do curso de Direito da USCS, veio aqui e me explicou algumas coisas que eu não conhecia, entre elas, a diferença entre o júri brasileiro e o americano. Essa parceria trouxe uma bagagem própria, roteiro, empréstimo de roupa e cenário”, explica a professora Tania.

“Foi algo diferente, considerando que muitos professores têm um estilo de aula mais comum, não tem muitas coisas práticas para os alunos. Foi uma experiência muito boa”, afirma Pedro Santana, aluno do 1º ano do Colégio USCS.