Alunos de Enfermagem realizam visita técnica

Dois grupos da turma do 6º semestre de Enfermagem realizaram visitas técnicas a Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pela disciplina de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, com o objetivo de aprimorar o conhecimento das aulas com a prática do trabalho em saúde mental.

Dada a relevância histórica dos serviços e o comprometimento com o trabalho humanista, as visitas realizadas nos dias 18 e 25 de setembro foram no CAPS Itaim Bibi e no CAPS Itapeva, respectivamente.

O CAPS é o símbolo mais representativo do movimento de luta antimanicomial no Brasil e se trata de um serviço que confere assistência às pessoas com transtornos mentais em ambiente extra hospitalar, comunitário, mediado pelo processo de trabalho multidisciplinar e caracterizado como um importante espaço de trocas, de sociabilidade e de construção de subjetividades.

Durante a visita, foi possível discutir sobre o processo de trabalho em Saúde Mental, a articulação da equipe, a relação com os usuários do serviço e o papel da enfermagem.

Por fim, foi possível conhecer a forma de organização do serviço nos diferentes ambientes, com importante troca de experiências entre os alunos e os profissionais do serviço de saúde que foram tutores da visita técnica.

“A experiência despertou a crítica dos estudantes e levou a novos questionamentos a serem discutidos em sala de aula”, afirma a professora Adriana Jimenez, que acompanhou os grupos. “Fica o nosso agradecimento à oportunidade de vivenciar essa experiência tão valiosa, de articulação entre a teoria e a prática”, finaliza a professora.

Clique aqui e conheça o curso de Enfermagem da USCS.