Notícias

Alunos de Enfermagem realizam visita técnica ao CEREST

Com colaboração de Silvana Tognini

No dia 26 de outubro de 2018, os alunos do 8º semestre do curso de graduação em Enfermagem realizaram uma visita técnica ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Regional do Município de São Bernardo do Campo.

A atividade faz parte da disciplina Enfermagem na Saúde do Trabalhador, e tem como objetivo aprimorar o conhecimento das aulas teóricas e alinhá-las à prática assistencial em saúde do trabalhador. A visita contou com palestras proferidas pelos profissionais técnicos sobre a missão e as atividades desenvolvidas no CEREST e na Vigilância Ambiental.

Foi possível discutir sobre o processo de trabalho, a articulação das equipes de vigilância em saúde, saúde ambiental e saúde do trabalhador, com ênfase nas ações da enfermagem e na atenção aos usuários dos serviços, como por exemplo: integração da rede de atenção à saúde do SUS, gestão e vigilância, incorporação da saúde do trabalhador em sua atuação de rotina, investigação de maior complexidade, assessoramento em saúde, fortalecimento e articulação entre a atenção básica, média e alta complexidade dos serviços de saúde, identificação e atendimento nos casos de acidentes e agravos relacionados ao trabalho, dentre outros.


“Vale a pena salientar que a visita técnica proporcionou a oportunidade aos alunos para conhecerem as práticas e o aprimoramento do conhecimento de tão relevante segmento para o processo laboral da enfermagem”, afirma a Profa. Dra. Silvana Tognini, especialista em Saúde do Trabalhador, que acompanhou os grupos.