Notícias

Alunos de Direito participam de primeira missão acadêmica internacional

Durante a semana de 27/05 a 01/06/19, treze alunos do curso de Direito da USCS participam de uma Missão Acadêmica e Profissional em Montevidéu, no Uruguai, acompanhados pelos professores Ricardo Carvalho de Almeida e Clayton Vinicius Pegoraro de Araujo.

As atividades de intercâmbio são promovidas pela USCS em parceria com a ONG Opção Brasil e a AUALCPI – Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração. O objetivo é oferecer aos estudantes a oportunidade de viver uma experiência no exterior que possa contribuir com sua a formação humana e profissional, a partir do contato com outra cultura, permitindo assim refletir sobre seu papel na sociedade e valorizar a América Latina como seu território de identidade comum.

Esta é a primeira Missão Internacional do curso de Direito e a ideia é que em todos os anos possam ser realizadas novas missões para países distintos na região.

Para o professor Ricardo, “é muito importante a universidade oferecer esta oportunidade de mobilidade acadêmica aos estudantes na forma de missões dirigidas e de curta duração, pois além do formato permitir uma melhor organização da vida acadêmica, profissional e familiar ao estudante para participar da experiência, cada vivência é única, amplia a visão de mundo e as suas perspectivas acadêmicas e profissionais, e acrescentam um grande diferencial ao currículo para a conquista de espaços qualificados no mundo do trabalho”.

“Para a USCS, as missões possibilitam uma ampliação qualificada nas relações interinstitucionais e universitárias, que resultam em convênios, parcerias e avanços sólidos para a internacionalização da universidade”, explica o professor.

Já para a gestora do curso de Direito, professora Estela Cristina Bonjardim, “esta missão trata-se de uma oportunidade de aprendizado para os alunos participantes, já que o Uruguai, embora seja um país vizinho, é um país que tem algumas diferenças quanto ao Brasil no que se refere ao tratamento dado à questão das drogas e à união homoafetiva, dentre outros assuntos, e os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer e tirar suas próprias conclusões e trazer na bagagem todas essas novas informações”.

“Assim que retornarem, os alunos vão compartilhar com os colegas e com os professores tudo que aprenderam na viagem, todas as visitas que fizeram e tudo que descobriram de diferente entre o sistema legal uruguaio e o sistema legal brasileiro”, finaliza a professora.

O grupo de alunos:

Gabriel Vericio de Sousa
Solange Richter Lourenção
Luana Vera Miguel
Fernando Faria Moretto
Murillo Miguel Rosa
Gianluca Antico Puntschart
Gabriel Silvestre da Silva
Giuliano Giusepoe Trivigno
Thiago Mantoani de Vasconcelos
Luana Pulcini Raccanello
Amanda Brunini Balsanelli
Larissa Ferreira Macedo
João Pedro Carvalho

Algumas instituições visitadas pelo grupo:
Suprema Corte de Justicia
Facultat de Derecho de la UDELAR – Universidad de la República
Defensoria de Vecinos y Vecinas de lá Intendencia de Montevideo
Parlamento Mercosul
OEA – Organização do Estados Americanos
IIDH – Instituto Interamericano de Direitos Humanos
Instituto Nacional de Direitos Humanos e Defensoria Pública
Pontifícia Universidad Católica de Uruguay
Parlamento Uruguaio – Palácio Legislativo

Veja algumas fotos (clique para ampliar):