Alunos da Escola de Gestão e Negócios realizam visita monitorada à Scania

Com a colaboração de João Ribeiro

Alunos dos 6º e 7º semestres do curso de Administração da USCS visitaram a planta da Scania Latin America, localizada em São Bernardo do Campo.

Essa unidade é a única fora da Suécia com capacidade de desenvolvimento, produção e exportação de sistemas completos, como caminhões, sistemas de transmissão, chassis para ônibus e motores diesel para uso industrial, marítimo, e também para veículos, máquinas agrícolas e para construção civil, produzidos por outras empresas.

Após uma rápida mensagem de boas-vindas, os alunos realizaram um tour em carros abertos pelos diversos galpões de fabricação, por dentro das linhas de montagem, munidos de óculos de segurança e um sistema de áudio individual que fornecia informações sobre os diferentes processos.

O estudantes ficaram impressionados pelo alto nível de ergonomia das instalações, com a massiva presença de dispositivos de redução de esforço e a de robôs, utilizados inclusive na forma de veículos autônomos para o transporte de componentes e produtos semi acabados entre as etapas da linha de produção.

Outro destaque, também, foi a limpeza do local, sem vestígios de graxa ou óleo aparentes, a ponto do uniforme dos colaboradores ser composto de camisas brancas. “Isto aqui é mais limpo que o meu escritório”, comentou uma estudante.

Ao final, o grupo foi recepcionado com um lanche substancial e pode, entusiasmado, dirigir dois modelos de caminhões da Série S, recém-lançados, sempre acompanhados por um motorista experiente.

A visita foi organizada pela estudante Beatriz Valente e pelo Prof. Ricardo Trefiglio, da Escola de Gestão e Negócios, e também contou com o acompanhamento do Prof. João Ribeiro, da Gestão de AACCs, Monitorias e Estágios.

Veja fotos (clique para ampliar):

Para saber mais sobre a Escola de Gestão e Negócios, clique aqui.

Para saber mais sobre a Scania Latin America, clique aqui.