Aluno de Jornalismo da USCS concorre a prêmio de direitos humanos

Com fotos e colaboração de Cauê Colodro, e informações da AMAERJ

O estudante do 8º semestre de Jornalismo da USCS, Cauê Colodro, está concorrendo ao 8º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

Com o intuito de homenagear a memória da juíza Patrícia Acioli – assassinada em 2011 – e dar continuidade à luta da magistrada em prol da dignidade humana, a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro criou, em 2012, o “Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos”.

A premiação visa promover um mergulho no amplo universo dos Direitos Humanos e Cidadania, através do fortalecimento do diálogo entre o Judiciário e a sociedade. A Constituição garante a todos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança. O objetivo do Prêmio é justamente defender que esses direitos sejam respeitados.

São quatro categorias: Trabalhos dos Magistrados, Reportagens Jornalísticas, Práticas Humanísticas e Trabalhos Acadêmicos, sendo concedidos R$ 90 mil em prêmios aos vencedores.

Concorrendo na categoria Reportagens Jornalísticas, o trabalho de Cauê, intitulado “Da Vila à Vila”, apresenta reportagens sobre a cava subaquática próxima à Vila dos Pescadores, em Cubatão, e o Centro Logístico Campo Grande, próximo à Vila de Paranapiacaba, em Santo André. Com foco nas pessoas afetadas pelas obras, os casos se conectam de diversas formas.

A obra conta com ilustrações de Lucas Justino e a cerimônia de premiação será dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Clique aqui para conhecer o trabalho.

Clique aqui para acessar a parte escrita do projeto.