Alunas de Comunicação da USCS apresentam trabalho no México

No terceiro e último dia do II Simpósio Internacional Comunicación y Cultura (26/4), as estudantes de comunicação, Marielle Rojas e Ileane Ribeiro apresentaram seus trabalhos realizados na USCS, na Universidad de Colima, no México. O reitor Marcos Sidnei Bassi esteve presente e conferiu a apresentação.

A primeira a se apresentar foi a estudante de jornalismo Marielle Rojas, com seu trabalho desenvolvido em Iniciação Científica, com co-autoria Dra. Priscila Ferreira Perazzo. A pesquisa entitulada “MemoPicABC: Mapeamento das lembranças dos moradores de Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul” que busca fazer um mapeamento das lembranças dos moradores das cidades do ABC Paulista.

“Para mim é incrível que a minha primeira experiência como pesquisadora, fora da USCS, seja em um congreso internacional. Pude mostrar um pouco do trabalho que a gente desenvolve no Núcleo Memórias do ABC para diversos pesquisadores e sem dúvidas foi insquecível”, destacou.

A segunda apresentação foi da estudante de Rádio, Tv e Internet, Ileane Ribeiro que apresentou o trabalho em co-autoria com o professor Luciano Cruz, intitulado: “História oral e memória da Universidade de São Caetano do Sul ao longo de seus 50 anos”. A pesquisa relembra toda a trajetória da Universidade a partir dos relatos de quem fez parte dessa história, como funcionários, alunos e professores, usando as narrativas orais de histórias de vida.

“Apesar da diferença entre os idiomas e o meu conhecimento mais técnico sobre o processo, creio que alcançamos bons resultados. Fico feliz de ter apresentado a história da Universidade para os pesquisadores de diversos países que participaram do Simpósio”, finalizou.