1ª Semana de Arquitetura e Urbanismo acontece no campus Conceição da USCS

A 1ª Semana de Arquitetura e Urbanismo da USCS acontece de 22 a 26 de abril, no campus Conceição da USCS. Toda a programação foi estruturada pelos alunos do curso no Centro Acadêmico Modulor e tem como objetivo discutir temas atuais da área.

“Estou muito feliz pela realização de nossa primeira Semana de Arquitetura  e Urbanismo da USCS.  No primeiro dia, cujo assunto foi Extensão e Habitação, tivemos um rico painel, com a presença do Secretário Executivo de Habitação do Estado de Paulo, Secretário Municipal de Habitação de Santo André, Gerência Regional do CAU e estudantes do ENTREFAUS (coletivo de estudantes para Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social). A programação está genial e é aberto à toda comunidade universitária e público externo. Imperdível!”, comenta o professor Dr. Enio Moro Junior, gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS.

Confira abaixo a programação para os próximos dias e algumas fotos:

22/04 (segunda-feira): “Extensão Universitária e Habitação”, com Fernando Marangoni (Secretário Adjunto de Habitação do Estado de São Paulo), Felipe Oliveira (Representante do CAU ABC) e ENTRE:FAUS (Coletivo das Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo).

23/04 (terça-feira): “Panorama da Região do ABC Paulista”, com Fabricia Zullin (Prefeitura de Diadema), Centro Acadêmico do Bacharelado de Planejamento Territorial (CAPLAN) – UFABC e Laboratório de Justiça Territorial (LABJUTA) – UFABC. Entre as atividades, Fabricia (a primeira pessoa da esquerda para a direita) relatou sua experiência na área de Urbanismo na cidade de Diadema, e que é preciso pensar além do comum em questões como conjunto habitacionais.

24/04 (quarta-feira): “Entre Rios e Caminhos Urbanos”, com Grupo Metrópole Fluvial – Articulação arquitetônica e urbanística do estudo de pré-viabilidade técnica, econômica e ambiental do hidroanel metropolitano de São Paulo. Foram discutidas medidas que podem ser tomadas em relação aos rios Pinheiros, Tietê e Tamanduateí, além das represas Billings e Guarapiranga.

25/04 (quinta-feira): “Arquitetura Latino-Americana”, com Alejandra Bruschi (Cooperativas de construção no Uruguai), Luís Felipe Xavier (Considerações sobre a produção arquitetônica no Uruguai e na Colômbia), e Mariana Wilderom (Pesquisadora de arquitetura social), em que foram discutidos as culturas e os modelos arquitetônicos nesses países.

26/04 (sexta-feira): “Atuações do Arquiteto e Urbanista”, com Akemi Morita (Carreira acadêmica), Alexandre Barone (Gestão de projetos conduzidos pela metodologia BIM), Geraldo Moura (Escritório e urbanismo – PLANMUR), Hugo Biagi Filho (Vivências e atuação no paisagismo), Kelly Cristina F. Augusto (Planejamento e mobilidade urbana – TCURBES), Marcel Casamassa (Escritório de arquitetura e interiores – MIS), Maria Rita Horigoshi (Arquitetura como experiência social – PEABIRU TCA), Miriam Moro (Gestão pública – COHAB SP), e Renato Rocha (Gerenciamento de obras – SEOHAB SCS).